Show simple item record

dc.contributor.authorApoloni, Renata Corrêa
dc.contributor.authorNunes, Juliana Faria
dc.contributor.authorGaivizzo, Larisa Ho Bech
dc.contributor.authorAlves, Sofia Araujo
dc.date.accessioned2018-09-02T06:56:00Z
dc.date.available2018-09-02T06:56:00Z
dc.date.issued2014
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/7975
dc.description.abstractApresenta o processo de estruturação do Programa de Apoio à Conservação Ambiental Bolsa Verde, desde a sua criação em outubro de 2011, incluindo sua estrutura de governança, seus elementos de qualificação, e os caminhos abertos enquanto uma política socioambiental nesses territórios. O programa, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente de Brasil, concede, a partir do cadastramento de famílias na base de dados do Cadastro Único de Programas Sociais, um benefício no valor de 300 reais trimestrais a famílias em situação de extrema pobreza e que residem em áreas de importância para conservação ambiental. Seus principais objetivos são garantir elevação de renda e promover a melhoria na qualidade vida dessas populações, além de apoiar a manutenção e uso sustentável dos ecossistemas.
dc.description.abstractDesde seu início, o Bolsa Verde se caracteriza como um programa de transferência de renda condicionada a critérios socioambientais, aliando uma política de inclusão social com conservação da natureza. Para isso, foram estabelecidos: i) uma estrutura de governança nacional que chega até as 900 unidades territoriais locais; ii) a identificação, localização e inclusão de mais de 53 mil famílias frente ao universo potencial de 120 mil; iii) o monitoramento ambiental em 312.500 km², ou cerca de 3,7% do território nacional; e iv) ações de qualificação como capacitação ambiental e assistência técnica específica ao público agroextrativista.
dc.description.abstractA partir do estabelecimento desses elementos, a política se desenvolve e demonstra seu potencial na construção de uma nova narrativa a nível nacional de apoio aos territórios e famílias agroextrativistas, aliando políticas sociais, desenvolvimento sustentável e manutenção de ativos ambientais que beneficiam o país como um todo.
dc.format.extent21 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherMinisterio do Meio Ambiente. Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural. Departamento de Extrativismo
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 19-2014
dc.subjectPOLITICA SOCIAL
dc.subjectPROBLEMA SOCIAL
dc.subjectPOLITICA AMBIENTAL
dc.subjectMEDIO AMBIENTE
dc.subjectPROTECCION AMBIENTAL
dc.subjectPOBREZA
dc.subjectINTERSECTORIALIDAD
dc.subjectPROGRAMAS SOCIALES
dc.titlePercurso de implementação de uma política socioambiental no Brasil: Programa de Apoio à Conservação Ambiental, Bolsa Verde
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 19
clad.keyMFN45995--45995
clad.key1KEY45995
clad.regionBRASIL
clad.md5d197645eef36ba29a312277ea672163e


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Except where otherwise noted, this item's license is described as Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int