Show simple item record

dc.contributor.authorDweck, Esther
dc.contributor.authorChaves, Míriam Barbuda Fernandes
dc.contributor.authorChernavsky, Emilio
dc.date.accessioned2018-09-02T06:42:22Z
dc.date.available2018-09-02T06:42:22Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/7402
dc.description.abstractNa última década, o Brasil consolidou um modelo de desenvolvimento que prevê a busca do crescimento econômico com a redução das desigualdades sociais e regionais. Neste artigo, são discutidos os fundamentos deste modelo de desenvolvimento brasileiro e as consequências desse modelo sobre as macropolíticas federais.
dc.description.abstractO objetivo é discutir como este modelo apoia-se, por um lado, no fortalecimento do mercado interno por meio de políticas que aumentam a renda da população, ao mesmo tempo em que se reduzem as desigualdades, e, por outro, na busca do aumento da produtividade da economia por meio da melhora das condições em que ocorre a produção para atender a esse mercado em expansão.
dc.description.abstractSerá apontado o papel das macropolíticas federais na base desse modelo e como estas se adaptam de forma a manter as fontes de crescimento da renda e do emprego com a redução das desigualdades. Em particular, é discutida a condução da política fiscal que permite o aumento dos recursos alocados em programas prioritários como o Programa de Aceleraçao do Crescimento (PAC) e o Brasil sem Miséria (BSM), assim como o desenvolvimento de ferramentas de gestão para permitir seu acompanhamento e contínuo aperfeiçoamento.
dc.description.abstractTambém se buscará discutir como estes programas prioritários passaram a ocupar um papel central neste modelo. Por um lado, ao garantir o aumento da renda disponível da população, as políticas como a valorização do salário mínimo, as transferências governamentais e o aumento da oferta de serviços públicos, garantem a base de um mercado interno forte. Por outro, ao promover a melhora da infraestrutura do país, os investimentos realizados especialmente no âmbito do PAC e das iniciativas nas áreas de educação e de inovação promovem o aumento da produtividade da economia.
dc.description.abstractNeste sentido, ressalta-se o chamado círculo virtuoso do crescimento, no qual as macropolíticas federais brasileiras aparecem como parte integrante desse modelo, moldando e sendo moldadas pelos avanços a cada nova etapa.
dc.format.extent17 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherMinistério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Assessoria Econômica
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 18-2013
dc.subjectPOLITICA SOCIAL
dc.subjectPROBLEMA SOCIAL
dc.subjectPOLITICA DE DESARROLLO
dc.subjectSERVICIOS SOCIALES
dc.subjectEQUIDAD SOCIAL
dc.subjectGRUPOS VULNERABLES
dc.subjectSEGURIDAD SOCIAL
dc.subjectDESARROLLO ECONOMICO Y SOCIAL
dc.titleO modelo de desenvolvimento brasileiro: análise de seus fundamentos e o papel das macropolíticas federais
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 18
clad.keyMFN45348--
clad.key1KEY
clad.regionBRASIL
clad.md53a9c0c79397f802663449cc0e3d767c5


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Except where otherwise noted, this item's license is described as Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int