Show simple item record

dc.contributor.authorNunes, Francisco Guilherme Serranito
dc.date.accessioned2018-09-02T06:23:04Z
dc.date.available2018-09-02T06:23:04Z
dc.date.issued2010-11-09
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/6540
dc.description.abstractEm maior ou menor grau, os governos tendem a assumir um papel activo na criação de condições para a captação de investimento estrangeiro e na promoção da internacionalização das empresas nacionais. As políticas públicas neste domínio assumem especial relevância, porquanto podem constituir elementos estimulantes da actividade económica e, consequentemente, da viabilidade dos países.
dc.description.abstractEstas políticas são aplicadas por estruturas nacionais, capazes de trabalhar com empresas em processo de empreendedorismo, cuja missão consiste em facilitar o trabalho destas new ventures. Em Portugal, a AICEP é entidade nacional responsável por esta missão. Com vista a optimizar a actuação desta instituição, em 2010 foi realizado um estudo quantitativo numa amostra de 718 empresas nacionais que recorreram aos serviços de apoio à internacionalização prestados por esta instituição. Os dados obtidos foram submetidos a análise estatística com vista a determinar padrões de relações entre as principais dimensões do modelo em estudo. Este modelo procurava testar o impacto imagem da AICEP, da satisfação com os serviços prestados por ela prestados e do relacionamento com os gestores de cliente sobre a facilitação da estratégia de internacionalização das empresas.
dc.description.abstractOs resultados demonstram estarmos perante um padrão de relações entre variáveis complexo, mas com claras potencialidades de geração de vias de desenvolvimento da actuação da AICEP e, consequentemente, da orientação empreendedora das empresas. Esta comunicação termina com um olhar sobre a possível evolução das políticas públicas tendentes a estimular o investimento externo e a internacionalização das empresas portuguesas e sobre o modo como o trabalho das estruturas governamentais criadas para concretizar estas políticas poderão optimizar a sua actuação e, deste modo, contribuir para a eficácia das políticas.
dc.format.extent8 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherInstituto Universitário de Lisboa. Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 15-2010
dc.subjectESTUDIO DE CASOS
dc.subjectEMPRESAS
dc.subjectINVERSIONES EXTRANJERAS
dc.titleFortalecer as políticas públicas com vista à promoção da internacionalização da economia: evidência da actuação da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal junto das empresas portuguesas
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 15
clad.keyMFN43997--43997
clad.key1KEY43997
clad.regionPORTUGAL
clad.md52331bb82df053f82a9e11d9d7f057991


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Except where otherwise noted, this item's license is described as Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int