Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorMatheus, Ricardo
dc.contributor.authorVaz, José Carlos
dc.date.accessioned2018-09-02T06:13:58Z
dc.date.available2018-09-02T06:13:58Z
dc.date.issued2009-10
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/6033
dc.description.abstractAs Ferramentas Anti-Corrupção Online dos Tribunais de Contas dos Estados (TCEs) e as Consulta Pública Online e são uma nova forma, criada a partir da introdução e crescente uso das Tecnologias da Informação (TICs) na administração pública para criar e realizar um canal onde o controle social, accountability, processo de discussão, produção e tomada de decisão política sejam feitas. As ferramentas anti-corrupção dos TCEs são programas que permitem o controle social a partir de informações divulgadas em diferentes formatos dos tradicionais, geralmente disponibilizados em páginas estáticas e com pouca interatividade.
dc.description.abstractAtualmente as versões encontradas na pesquisa apontam como tendência a criação de mapas interativos proveniente dos bancos de dados de informações governamentais, fotografias de obras públicas, editais e outros documentos em um só local, facilitando o acesso e aumentando a profundidade das informações oferecidas aos cidadãos. Já a consulta pública online pode acarretar em uma inserção significativa da sociedade no processo da formulação das políticas públicas, especialmente no âmbito federal.
dc.description.abstractAs consultas públicas online tiveram sua adoção alargada em período recente no Brasil nas agências reguladoras e ministérios que instituíram esse recurso como forma de ampliar e aprofundar não só a participação e a inserção da sociedade na formulação das políticas públicas, mas também tentar aumentar a transparência e o controle social dos próprios órgãos implementadores. No estudo são analisadas algumas agências reguladoras, ministérios brasileiros que optaram por ter a consulta pública online como ferramenta de sua gestão e ampliação da participação cidadã e também alguns TCEs que foram indicados a partir de pesquisas anteriores, sendo os únicos que apresentavam as ferramentas anti-corrupção.
dc.description.abstractIremos estudá-las e compará-los para identificar qual é o nível de efetividade dessas consultas públicas online e das ferramentas anti-corrupção, tanto em relação à sua real capacidade de influenciar o combate a corrupção, o controle social, o accountability e em termos de ampliação de espaços participativos e envolvimento de atores sociais.
dc.format.extent25 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherUniversidade de Sao Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 14-2009
dc.subjectADMINISTRACION ELECTRONICA
dc.subjectCORRUPCION ADMINISTRATIVA
dc.subjectTRANSPARENCIA
dc.subjectACCESO A LA INFORMACION
dc.subjectTECNOLOGIA DE LA INFORMACION
dc.subjectCONTROL SOCIAL
dc.subjectRELACIONES CON LOS ADMINISTRADOS
dc.titleFerramentas anti-corrupção online e consultas públicas online: perspectivas brasileiras no combate à corrupção e o uso das tecnologias da informação
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 14
clad.keyMFN42791--42791
clad.key1KEY42791
clad.regionBRASIL
clad.md5ef8cfbb7e0a88e98278a3c2870926fd6


Ficheros en el ítem

FicherosTamañoFormatoVer

No hay ficheros asociados a este ítem.

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int