Show simple item record

dc.contributor.authorTeixeira, Diana Carolina de Freitas
dc.date.accessioned2018-09-02T06:08:31Z
dc.date.available2018-09-02T06:08:31Z
dc.date.issued2009-10
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/5717
dc.description.abstractAs políticas transversais, pelo atributo de multi afectação que possuem, tornam-se responsáveis pela criação de efeitos que se repercutem nos domínios das políticas verticalizadas. Assim, a articulação daquelas políticas com políticas verticalizadas, num quadro de implementação pluri agências, produzem implicações relevantes na concretização e efectivação dos propósitos formulados.
dc.description.abstractA validação das garantias de cidadania e dos princípios defendidos pelo direito constitucional português, aferindo as discrepâncias entre o discurso oficial e a confirmação das práticas, constituiu um dos objectivos da investigação que serve de base à presente comunicação.
dc.description.abstractNo âmbito da pesquisa inclui-se a averiguação do papel das agências e das estruturas de implementação na prossecução do disposto nos planos de acção do Governo e no contacto com os seus destinatários.
dc.description.abstractA análise exerce-se sobre as Políticas de Acessibilidade em Portugal, integrando: a averiguação do sentido e da dimensão do gap entre o discurso oficial e o estado efectivo das acessibilidades na cidade de Lisboa, diagnosticado através de parametrizações concebidas para o efeito; a disponibilização, em plataforma tecnológica, de informação sobre os acessos, do ponto de vista do cidadão com mobilidade reduzida; a decorrente disponibilização de informação tendente à construção de itinerários aconselhados.
dc.description.abstractNeste âmbito, a abordagem de matriz interdisciplinar perspectiva-se na construção e na validação de frameworks utilizados na compreensão dos processos de implementação e na própria abordagem propedêutica associada aos processos de melhoria de (re)formulações das políticas e de preparação dos seus processos de concretização.
dc.description.abstractA comunicação proposta visa contribuir para a compreensão das questões da intersectorialidade nos contextos de cruzamento entre políticas verticais e transversais.
dc.format.extent22 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherUniversidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Centro de Administração e Políticas Públicas
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 14-2009
dc.subjectIMPLEMENTACION DE POLITICAS
dc.subjectINTERSECTORIALIDAD
dc.subjectPOLITICA PUBLICA
dc.subjectACCESO A LA INFORMACION
dc.subjectIGUALDAD DE OPORTUNIDADES
dc.subjectINCAPACIDAD
dc.subjectSERVICIOS SOCIALES
dc.subjectPARTICIPACION POLITICA
dc.subjectPARTICIPACION SOCIAL
dc.titleA importância da intersectorialidade na implementação de políticas públicas transversais
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 14
clad.keyMFN42474--42474
clad.key1KEY42474
clad.regionPORTUGAL
clad.md541a4406b740c98cc99f290f0f62aa272


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Except where otherwise noted, this item's license is described as Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int