Show simple item record

dc.contributor.authorCardim, Maria Engrácia
dc.date.accessioned2018-09-02T06:08:29Z
dc.date.available2018-09-02T06:08:29Z
dc.date.issued2009-10
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/5715
dc.description.abstractA crescente complexidade que a Administração Pública tem vindo a enfrentar nas últimas décadas remete necessariamente para o estudo das abordagens de carácter interdisciplinar e das questões colocadas pela coordenação intersectorial, nomeadamente nos processos de implementação de políticas públicas.
dc.description.abstractRevela-se determinante para o êxito de uma política pública a identificação de pontos críticos e a definição de modelos de itinerários de sucesso (e de insucesso) nos processos de implementação, avaliação e finalização das políticas públicas. Na análise das discrepâncias entre o discurso oficial e a confirmação das práticas, emerge, com centralidade, a exploração aprofundada dos seguintes pontos críticos: a) coordenação, enquanto questão chave nos processos de territorialização das políticas, em quadros de implementação pluri-agências; b) transversalidade, enquanto atributo de políticas que, pela sua multi afectação se cruzam com agências e políticas verticalizadas; c) partilha de boas práticas e a transferência de conhecimento, a partir da reflexão que os multi-actores têm sobre a experiência de implementação; d) disfunções no processo de implementação de políticas públicas, nomeadamente as advindas de demissionismo do Estado, do seu papel contraditório e da desatenção a processos de terminação das políticas.
dc.description.abstractA nossa contribuição desenvolve-se a partir do estudo aprofundado da importância que estes quatro pontos assumem no processo de implementação de políticas públicas no local, e na articulação, coordenação e monitorização que o mesmo exige. Na sua base situa-se uma investigação em torno dos processos de implementação de três políticas públicas em Portugal, cujo contributo permitiu uma melhor compreensão das abordagens de carácter interdisciplinar e intersectorial ao nível dos processos de socialização das políticas públicas e ao nível dos processos de gestão na Administração Pública.
dc.format.extent16 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherUniversidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Centro de Administração e Políticas Públicas
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 14-2009
dc.subjectPOLITICA PUBLICA
dc.subjectGESTION PUBLICA
dc.subjectEVALUACION DE RESULTADOS
dc.subjectEDUCACION
dc.subjectSEGURIDAD SOCIAL
dc.subjectADMINISTRACION DE RECURSOS
dc.titleFactores chave no processo de implementação de políticas públicas em Portugal
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 14
clad.keyMFN42472--42472
clad.key1KEY42472
clad.regionPORTUGAL
clad.md58c0f455d94e5456f929e9fcf42018c8b


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Except where otherwise noted, this item's license is described as Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int