Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorFerraz, David Alexandre Correia Rodrigues
dc.contributor.authorRato, Helena
dc.date.accessioned2018-09-02T06:00:56Z
dc.date.available2018-09-02T06:00:56Z
dc.date.issued2008-11
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/5263
dc.description.abstractEm cada país os padrões sócio culturais vigentes influenciam a organização e funcionamento do Estado e da Administração. Com o crescimento e evolução do Estado administrativo as relações contratuais de emprego público, estabelecidas entre os funcionários e a Administração, assumiram diferentes configurações, em função dos desafios colocados em cada momento da história.
dc.description.abstractDas décadas de 70 e 80 do século passado à actualidade os modelos tradicionais de emprego público deram origem, em diversos países que adoptaram o New Public Management (NPM), a modelos baseados na contratação individual. As excepções foram países como França, Espanha, Portugal e Irlanda que preservaram, até à actualidade, sistemas de emprego público predominantemente de nomeação. Ainda que assim tenha sido, Portugal debate de novo a profissionalização dos seus dirigentes e funcionários preparando-se para aprovar um novo diploma que aproxima o regime de emprego público a um regime de contratação individual.
dc.description.abstractNeste contexto importa compreender como é que, no âmbito da evolução dos modelos de administração e de emprego público, se podem avaliar funcionários e dirigentes públicos e de que forma esses novos modelos podem constituir uma oportunidade de aproximação dos modelos de administração tradicionais aos modernos sistemas de administração baseados na boa Governança e na participação do cidadão. Mais do que a eficiência e eficácia das operações, que caracterizaram o modelo de avaliação e emprego público sugerido pelo NPM importa avaliar, no contexto dos modelos de administração contemporâneos, os outputs e outcomes que a implementação das políticas públicas traz à sociedade civil.
dc.description.abstractTendo como cenário um modelo pós-manageralista em que a cidadania, a participação activa e a responsabilização ganham relevo, importa que a evolução dos regimes de emprego público vá ao encontro da evolução dos modelos de administração e responsabilização de dirigentes e funcionários.
dc.format.extent14 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherInstituto Nacional de Administração. Equipa Multidisciplinar de Investigação e Consultoria
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 13-2008
dc.subjectPERSONAL PUBLICO
dc.subjectADMINISTRACION DE PERSONAL
dc.subjectCONDICIONES DE TRABAJO
dc.subjectEVALUACION DEL RENDIMIENTO
dc.subjectSISTEMAS DE EVALUACION
dc.subjectINDICADORES DE DESEMPEÑO
dc.titleRegimes de emprego público e desempenho administrativo: que relação?
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 13
clad.keyMFN41640--41640
clad.key1KEY41640
clad.regionPORTUGAL
clad.md5bf35d832b66a13787ec1fb33a29a43e8


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int