Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorPereira, Sergio Carlos De Sousa
dc.date.accessioned2018-09-02T05:48:33Z
dc.date.available2018-09-02T05:48:33Z
dc.date.issued2006-11
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/4479
dc.description.abstractA administração pública vem sofrendo grandes questionamentos na qualidade dos serviços prestados, demandando a busca de novas soluções para atender a um cidadão cada vez mais exigente e consciente. Nesse sentido o paradigma de planejamento estratégico, inicialmente voltado para o setor privado, vem sendo aplicado no setor público para transformar a forma de gestão vigente.
dc.description.abstractNosso olhar se voltará especialmente para a Marinha do Brasil na qual faz-se uso do planejamento estratégico em busca do aprimoramento das práticas administrativas internas e visando uma transformação organizacional. O uso do planejamento estratégico no campo organizacional tomou força após a Segunda Guerra Mundial quando grandes empresas privadas norte-americanas passaram a adotá-lo chegando a um percentual de 85% em 1966.
dc.description.abstractAlguns conceito e modelos de planejamento estratégico são apresentados, incluindo algumas críticas e questionamentos de sua aplicabilidade no setor público que sofre algumas limitações, tais como: 1) questões legais (separação de poderes); 2) a dependência com o eleitor, que acaba por guiar as ações políticas; e 3) a forte cultura burocrática - criando resistência às mudanças. A busca de evidenciar a validade da aplicação do planejamento estratégico no setor público, em especial na Marinha do Brasil, foi o foco desta pesquisa, cujo objetivo principal foi definir o perfil dos envolvidos no processo e o grau de comprometimento dos atores com a metodologia adotada, bem como se sua aplicação guardou relação com a teoria. Em outras palavras, buscou-se apurar se a aplicação do planejamento estratégico causou uma mudança cultural efetiva.
dc.description.abstractA pesquisa fez uso de entrevistas semi-estruturadas e questionários, individuais, subjetivos e anônimos com escala "Likert" de quatro opções, onde cada respondente deveria apor sua percepção quanto à prática em questão e posicionar-se positiva ou negativamente com relação à pergunta efetuada.
dc.description.abstractOs dados apurados apontaram para uma série de discrepâncias entre o discurso e prática da estratégia nas organizações estudadas.
dc.format.extent28 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherMarinha do Brasil
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 11-2006
dc.subjectPLANIFICACION ESTRATEGICA
dc.subjectORGANIZACION PUBLICA
dc.subjectPOLITICA MILITAR
dc.subjectESTUDIO DE CASOS
dc.titleO planejamento estratégico em organizações públicas: um estudo de caso das Organizações Militares Prestadoras de Serviço
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 11 -Documento Libre
clad.keyMFN39081--39081
clad.key1KEY39081
clad.regionBRASIL
clad.md5604af702bee58341888c2a18f42005ea


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int