Show simple item record

dc.contributor.authorDolabella, Maurício Melo
dc.date.accessioned2018-09-02T05:06:42Z
dc.date.available2018-09-02T05:06:42Z
dc.date.issued1997-07
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/303
dc.description.abstractOs Estados Latinoamericanos vem, nos últimos anos, redefinindo seu papel na economia. Dentre as transformações em andamento, as parcerias entre o Estado e a iniciativa privada para exploração dos serviços públicos, através das Concessões Públicas, têm sido muito colocadas, uma vez que as condições econômicas não permitem mais o financiamento da infraestrutura por parte dos governos. Entretanto, dado a característica monopolista da exploração dos serviços públicos, é preciso que o Estado mantenha um controle sobre esta exploração, principalmente na regulação tarifária.
dc.description.abstractPara se permitir uma eficiente regulação tarifária, os órgãos reguladores deverão dispor de informações contábeis das empresas concessionárias, de forma a permitir se apurar os ganhos econômicos das empresas e como estes ganhos são distribuídos entre os agentes econômicos (acionistas, clientes, trabalhadores, Estado).
dc.description.abstractDentro deste problema, o objetivo do presente trabalho é apresentar um modelo econômico-contábii, desenvolvido na França nas décadas de 60 e 70, denominado Demonstração dos Excedentes. Acreditamos que este modelo atende algumas das necessidades de informação das instituições públicas responsáveis pela regulação tarifária, principalmente quando estas instituições devem garantir, através de suas decisões, um equilíbrio econômico-financeiro das empresas concessionárias e a modícidade das tarifas cobradas pelos serviços.
dc.description.abstractNo trabalho são discutidos a origem, metodologia e objetivos de elaboração da Demonstração dos Excedentes. Serão também destacadas as vantagens desta metodologia e colocadas algumas críticas a ela direcionadas.
dc.description.abstractO trabalho não pretende esgotar o assunto e por isto apontamos a necessidade de se efetuar pesquisas empíricas sobre a utilização deste modelo de informação e, também, sugerimos que este tema seja incluído na agenda do Grupo de Experts em Padrões de Contabilidade da Organização das Nações Unidas (ISAR - lnternational Standars of Accounting and Reporting). R.M.D.
dc.format.extentAnales 5, 660 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherCLAD
dc.relation.ispartofLa reforma del Estado : actualidad y escenarios futuros; CLAD; 1997; pp. 588-604
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 1-1996
dc.subjectPRIVATIZACION
dc.subjectPROCESO DE REGULACION
dc.subjectSISTEMAS DE INFORMACION
dc.subjectMODELOS ADMINISTRATIVOS
dc.subjectPROPUESTA
dc.titleSistema de informacoes para regulacao de tarifas públicas : o modelo da demonstracao dos excedentes
dc.typearticle
clad.congressCongreso Interamericano del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 1
clad.keyMFN23972--23972
clad.key1KEY23972
clad.md5ea41e2b8ae5a1a628f7681e4044d0011


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Except where otherwise noted, this item's license is described as Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int