Show simple item record

dc.contributor.authorAlmeida, Marcos Ozorio de
dc.date.accessioned2018-09-02T05:24:34Z
dc.date.available2018-09-02T05:24:34Z
dc.date.issued2003-10
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/2587
dc.description.abstractNo Brasil, o Estado vem assumindo um papel de vanguarda na construção do modelo de governança eletrônica. O Governo Federal já está consideravelmente evoluído na aplicação das tecnologias da informação e comunicações na prestação de serviços e informações públicas. Grandes dificuldades, porém, persistem. É o caso do desafio da ampliação do acesso da população, inclusive de baixa renda, à Internet no país. Há, ainda, a questão da forma burocrática de organização ainda existente na administração pública. Isso dificulta atingir os estágios mais avançados do modelo de Governo Eletrônico.
dc.description.abstractO acesso universal e o aumento da interoperabilidade devem caminhar em conjunto para atendimento de eficiência operacional e controle social - aspecto fundamental do Governo Eletrônico. O uso da Internet na função pública cria possibilidades extraordinárias de ampliar o controle da gestão por parte da população, facilitando o exercício de prestação de contas ao cidadão. Neste ponto, o Setor Público no Brasil tem inovado. Forma implantadas um conjunto de medidas para aperfeiçoar a gestão dos recursos públicos e ao desperdício. Isto vem sendo feito pela contínua divulgação de informações ao cidadão e a chamada para que participe de todas as fases do ciclo de gestão dos recursos públicos, valendo-se de novas ferramentas, especialmente da Internet.
dc.description.abstractO objetivo deste "paper" é descrever estas experiências e mostrar o atual estágio do Governo Eletrônico no Brasil. A primeira parte traz algumas considerações gerais sobre o Governo Eletrônico, indicando as funções mais comuns desempenhadas pelo Estado por meio das tecnologias da informação e comunicações e os princípios que nortearam a implantação do Governo Eletrônico. Na segunda parte, são descritas as principais iniciativas do Governo Eletrônico no Brasil, os avanços e obstáculos enfrentados na implantação. O documento finaliza traçando alguns dos principais desafios postos ao estado brasileiro para aprofundar e conduzir o governo eletrônico no futuro.
dc.description.abstractO Paper aborda as principais diretrizes, objetivos, projetos e ações, bem como o arranjo institucional da experiência do Brasil em matéria de Governo Eletrônico. O segundo capítulo descreve as metas e resultados alcançados. O documento analise as questões enfrentadas pelos 4 grupos de trabalho técnico do Comitê Executivo do Governo Eletrônico: (i) Universalização de serviços; (ii) Infra-estrutura (Rede Br@sil.gov); (iii) Universalização de acesso à Internet; e (iv) Normas e padrões. A terceira parte do paper aborda os principais avanços e limitações enfrentados ao longo dos dois anos e meio desde a criação do programa, em outubro de 2000. Pretende-se a luz de uma metodologia própria desenvolvida pela Consultoria PWC Consulting, em 2001 estudar como questões fundamentais para o sucesso do empreendimento foram tratados pela Coordenação do processo de governança eletrônica no Governo Federal. Dentre os aspectos alinhados estão: (i) liderança e coordenação; (ii) formulação e avaliação da política; (iii) ambiente cultural e motivacional; e (iv) infra-estrutura e padrões tecnológicos. Por fim, são traçados alguns dos principais desafios a serem enfrentados pelo Estado e a sociedade brasileira para levar adiante a iniciativa do governo eletrônico.
dc.format.extent24 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherMinistério do Planejamento, Orçamento e Gestao. Secretaria de Logística y Tecnología de la Información
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 8-2003
dc.subjectREFORMA ADMINISTRATIVA
dc.subjectADMINISTRACION ELECTRONICA
dc.subjectTECNOLOGIA DE LA INFORMACION
dc.subjectNUEVA TECNOLOGIA
dc.subjectINFORMACION GUBERNAMENTAL
dc.subjectACCESO A LA INFORMACION
dc.subjectGESTION DE LA INFORMACION
dc.subjectDESBUROCRATIZACION
dc.subjectPARTICIPACION CIUDADANA
dc.subjectRELACIONES CON LOS ADMINISTRADOS
dc.subjectCONTROL SOCIAL
dc.subjectPROGRAMAS NACIONALES
dc.subjectESTRATEGIA DE LA REFORMA
dc.titleA experiência do Brasil em governo eletrônico
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 8
clad.keyMFN33766--33766
clad.key1KEY33766
clad.regionBRASIL
clad.md55e86420d10f4336959585fb2337d0d71


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Except where otherwise noted, this item's license is described as Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int