Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFaria, Vilmar Evangelista
dc.contributor.authorFaria, Regina Marta Barbosa
dc.date.accessioned2018-09-02T05:16:26Z
dc.date.available2018-09-02T05:16:26Z
dc.date.issued2001-11
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/1688
dc.description.abstractEste trabalho pretende analisar a experiência brasileira recente de formulação e execução de políticas públicas na área social, com o objetivo de avaliar a perspectiva de eventual criação de uma "autoridade social" para centralização e coordenação dessas políticas.
dc.description.abstractEm primeiro lugar, apresenta-se uma breve descrição do contexto estrutural no qual se inserem as reformas na área social e os antecedentes mais relevantes da complexa estrutura de exclusões e vulnerabilidades que caracteriza a sociedade brasileira e informações sobre o sistema de proteção social.
dc.description.abstractEm seguida, apresentam-se as principais dimensões do projeto de desenvolvimento social que foi adotado na seqüência de implantação do plano de estabilização econômica (Plano Real), em 1994. A característica mais importante dessa estratégia é o esforço para reestruturação do financiamento, dos gastos e dos benefícios do sistema de proteção social, com objetivo de aumentar sua eficácia, sua cobertura e seu impacto redistributivo.
dc.description.abstractOs problemas institucionais associados à coordenação das políticas públicas federais para a área social são analisados na seqüência. Destacam-se, nesse aspecto, a importância da articulação e coordenação em níveis macro-político e inter-governamental, a experiência brasileira de criação de câmaras setoriais, com seus respectivos resultados, e a opção por mecanismos de integração de políticas no lugar de estruturas burocráticas de articulação.
dc.description.abstractA título de conclusão, faz-se um balanço dos principais resultados alcançados até o momento e referem-se os desafios sociais que permanecem em aberto na agenda pública brasileira.
dc.format.extent23 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherAsesoría Especial del Presidente Fernando Henrique Cardoso
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 6-2001
dc.subjectPOLITICA SOCIAL
dc.subjectPROGRAMAS SOCIALES
dc.subjectADMINISTRACION SOCIAL
dc.subjectCOORDINACION
dc.subjectCONDICIONES SOCIALES
dc.subjectINTERSECTORIALIDAD
dc.titleReformas institucionais e coordenaçao governamental : o caso da política de proteçao social no Brasil
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 6
clad.keyMFN31541--31541
clad.key1KEY31541
clad.notesPublicado en español en la Revista de la CEPAL No. 77 (Ago. 2002) con el título "Reformas institucionales y coordinación gubernamental en la política de protección social de Brasil" y en la Serie de Políticas Sociales de la CEPAL y Naciones Unidas No. 64 (Mar. 2003)
clad.regionBRASIL
clad.md580adc321522bc8557999667dfa858625


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int