Show simple item record

dc.contributor.authorPeixoto, Joao Paulo Machado
dc.date.accessioned2018-09-02T05:10:46Z
dc.date.available2018-09-02T05:10:46Z
dc.date.issued1999
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/944
dc.description.abstractDaniel Bell, em meados da década de 80, argüiu o fim das ideologias. Na tentativa de explicar as mudanças paradigmáticas e estonteantes, implementadas em vários Estados nacionais a partir da globalizaçao. Em 1990, Francis Fukuyama anunciava o fim da história. Os acontecimentos a partir de 1989, mudaram os paradigmas do Estado, fazendo com que as ideologias dominantes tomassem novas feiçoes. Do Brasil à China, de Moscou à Ottawa, o movimento de reforma do Estado, disseminado em escala internacional sob o contexto do capitalismo global, veio a confundir o pensamento ideológico, os sistemas políticos e economicos em diferentes naçoes. Naturalmente, o Brasil nao ficou à margem nem desta revoluçao na ideologia e no papel do Estado, nem da crise fiscal a ela associada. Quais os reflexos dessas mudanças na reforma do Estado brasileiro? É possível determinar uma ideologia que esteja guiando essas mudanças? O artigo pretende explorar estas questoes e buscar explicaçoes para a natureza das reformas estruturais no Brasil no fin de siècle. A reforma do Estado em curso, busca também melhor adaptar as instituiçoes nacionais à nova realidade mundial.
dc.description.abstractParece importante reafirmar que, evidentemente, as tentativas de reformar o Estado, por mais que se direcionem para o fortalecimento do mercado, estas políticas nao tem o interesse de eliminar o Estado ou muito menos a administraçao pública, como apregoam os detratores das reformas estruturais. Pois, onde houver Estado, haverá governo e onde houver governo haverá administraçao pública.
dc.description.abstractPor outro lado as tres formas predominantes do Estado neste século -o liberal, social-democrata e socialista- chegam ao fim do milenio comprometidas.
dc.description.abstractO futuro do Estado é incerto, embora demonstre algumas facetas do que virá a ser: democrático, tolerante com a economia de mercado e menos empreendedor. Sem que isto signifique que teremos o Estado liberal como forma predominante.
dc.description.abstractO artigo também analisa as reformas partir de duas correntes principais: a ideológica e a pragmática, e de dois indutores básicos: as mudanças na conjuntura da economia política internacional (globalizaçao) e as crises das economias nacionais (crise fiscal). Teoricamente, a reforma do Estado tem sido tentativamente explicada sob a ótica de tres filosofias políticas contemporaneas; o neoliberalismo, a social-democracia e a terceira via. Bresser Pereira (1998:238) tenta diferenciar as duas propostas com o argumento de que a primeira tem como objetivo retirar o Estado da economia, enquanto que a segunda visa aumentar a governança do Estado, dando-lhe meios financeiros e administrativos para que ele possa intervir efetivamente, sempre que o mercado falhar na sua responsabilidade de coordenar a economia. Sinceramente, ambas nao convencem.
dc.description.abstractOra, de uma forma ou de outra o que parece claro é que todas promovem a desintervençao do Estado na economia. No caso do Brasil, surge entao outra questao: mudou o liberalismo, mudou a social-democracia, mudaram os brasileiros, ou trata-se de uma reforma pragmática? O artigo busca articular respostas a estas questoes.
dc.format.extent21 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherUniversidade de Brasília. Programa do Pós-Graduaçao em Administraçao Pública e Governo
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 4-1999
dc.subjectREFORMA DEL ESTADO
dc.subjectIDEOLOGIAS
dc.subjectESTADO
dc.subjectFUNCION DEL ESTADO
dc.subjectREFORMA ADMINISTRATIVA
dc.subjectSISTEMAS POLITICOS
dc.titleA ideologia da reforma do Estado no Brasil
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 4
clad.keyMFN28483--28483
clad.key1KEY28483
clad.regionBRASIL
clad.md5f9e9f5052c1146217345d292e4e28b97


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Except where otherwise noted, this item's license is described as Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int