Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorFreitas, Sara da Silva
dc.date.accessioned2018-09-02T06:59:24Z
dc.date.available2018-09-02T06:59:24Z
dc.date.issued2014
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/8111
dc.description.abstractA água é um recurso considerado escasso e muitos são os desafios para a sua preservação e alocação eficiente. Nos grandes centros urbanos esta tarefa é ainda mais complexa, como é o caso da Região Metropolitana de São Paulo, onde se localiza a Bacia Hidrográfica do Alto Tietê. A Bacia Hidrográfica do Alto Tietê encontra-se em uma situação de intensa exploração diante da crescente demanda pelos recursos hídricos. Além disso, a região é impactada por diversos tipos de degradação ambiental, comprometendo quantitativa e qualitativamente a disponibilidade hídrica por habitante da região.
dc.description.abstractPode-se afirmar que a bacia se encontra em uma situação de estresse hídrico, resultando em diversos conflitos em torno do seu uso e gerando cada vez mais a necessidade de reforçar processos e institucionalidades de concertação entre usuários, poder público e sociedade civil para a gestão dos recursos hídricos. A representação da sociedade civil no seio das instituições participativas permite a apropriação coletiva de espaços outrora exclusivamente estatais de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas.
dc.description.abstractA análise da participação da sociedade civil na elaboração e implementação da cobrança pelo uso da água no Alto Tietê corrobora com o debate sobre a real influência das instituições participativas nas políticas públicas ambientais, sobre as perspectivas existentes para melhoria da relação entre governo, municípios e sociedade civil e sobre as condições estabelecidas para o exercício da democracia nestes espaços.
dc.format.extent16 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherGoverno do Estado de São Paulo. Secretaria Estadual de Gestão Pública. Unidade de Desenvolvimento e Melhoria das Organizações
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 19-2014
dc.subjectRELACIONES ESTADO Y SOCIEDAD
dc.subjectSOCIEDAD CIVIL
dc.subjectPARTICIPACION CIUDADANA
dc.subjectARANCELES
dc.subjectAGUA POTABLE
dc.subjectABASTECIMIENTO DE AGUA
dc.subjectPOLITICA DE AGUAS
dc.subjectPUBLICO NO ESTATAL
dc.subjectESTUDIO DE CASOS
dc.titleInfluências da sociedade civil na política estadual de recursos hídricos: o caso da cobrança pelo uso da água na Bacia Hidrográfica do Alto Tietê
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 19
clad.keyMFN46131--46131
clad.key1KEY46131
clad.regionBRASIL
clad.md5086fd5dcddee499bce2e965dedd19981


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int