Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSpinelli, Mário Vinícius Claussen
dc.contributor.authorAngélico, Fabiano
dc.date.accessioned2018-09-02T06:56:38Z
dc.date.available2018-09-02T06:56:38Z
dc.date.issued2014
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/8000
dc.description.abstractA promoção da transparência no Brasil insere-se em um contexto de aumento dos mecanismos de participação social, ocorrido a partir do processo de redemocratização ocorrido no país com o fim da ditadura militar e incrementado principalmente ao longo das últimas duas décadas.
dc.description.abstractEssa conjuntura, marcada pelo aumento dos mecanismos de participação social e por uma maior tendência ao exercício da cidadania no país, teve como consequência uma crescente demanda por maiores níveis de transparência e de abertura dos governos. Assim, notadamente ao longo dos últimos 15 anos, uma série de medidas foi adotada, tanto pelo governo central, como pelos entes subnacionais, com o fim de promover a transparência e o acesso a dados públicos.
dc.description.abstractJuntamente com esse processo, foi possível perceber também uma tendência de fortalecimento dos órgãos de controle interno do governo, muitos vezes configurada pela criação de controladorias, que assumiram o papel de gestor dessas medidas de transparência, não limitando sua função àtradicional atividade de auditoria, mas incluindo ações de cunho mais preventivo, muitas delas relacionadas à promoção do acesso à informação e o fomento à participação social.
dc.description.abstractO presente ensaio busca discutir a inserção da Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM-SP) nesse contexto. Desde sua criação, no início de 2013, a CGM-SP tem desenvolvido uma série de atividades para promover a transparência e o controle cidadão das atividades praticadas pelo governo municipal, que vão desde a realização de encontros temáticos com hackers especializados em usar informações públicas para gerar dados de interesse da sociedade, até a criação de instâncias participativas e do desenvolvimento metodologias inovadoras de divulgação das ações do governo.
dc.description.abstractE tal processo parece ser fundamental para a adequada consecução do interesse público. O modelo adotado por São Paulo, a maior cidade do país, tem buscado demonstrar exatamente isso. As medidas lá implantadas alinham-se à ideia de que políticas de governo aberto e de promoção da participação popular, também em nível local, longe de serem a garantia do extermínio de práticas danosas aos cofres públicos, são condição básica para o exercício da cidadania, para luta contra a corrupção, para o aprimoramento da gestão pública e, em última instância, para a promoção dajustiça social.
dc.format.extent11 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherPrefeitura Municipal de São Paulo. Controladoria Geral
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 19-2014
dc.subjectGESTION PUBLICA
dc.subjectGOBIERNO ABIERTO
dc.subjectTRANSPARENCIA
dc.subjectRESPONSABILIDAD PUBLICA
dc.subjectPARTICIPACION CIUDADANA
dc.subjectCONTRALORIA
dc.subjectSISTEMAS DE CONTROL
dc.subjectMUNICIPALIDADES
dc.subjectESTUDIO DE CASOS
dc.titleA experiência da Controladoria Geral do Município de São Paulo na promoção do governo aberto e no estímulo à participação cidadã
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 19
clad.keyMFN46020--46020
clad.key1KEY46020
clad.regionBRASIL
clad.md5371b2311edc304b001f521d071157e3f


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int