Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFerreira, Maria Inês Caetano
dc.date.accessioned2018-09-02T06:54:27Z
dc.date.available2018-09-02T06:54:27Z
dc.date.issued2014
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/7910
dc.description.abstractApós a expansão da educação fundamental, implementada pelo governo brasileiro na década de 90, a partir do século XXI, esse processo envolve a educação básica em geral. A universalização permitiu a inclusão de jovens de baixa renda na rede pública, inclusive no ensino médio. Vale destacar que a geração dos pais dos jovens de baixa renda, hoje no ensino médio, dificilmente teve oportunidade para alcançar esse grau de estudo. Mas a universalização traz preocupações com a qualidade do ensino desenvolvido. Pois os dados registram problemas como a evasão, a baixa classificação das escolas em virtude das notas insuficientes dos estudantes nos exames nacionais de avaliação, a elevada frequência de casos de distorção idade-série etc.
dc.description.abstractO artigo apresenta dados de estudo de caso em uma escola de ensino médio no interior da Bahia, estado com frágeis índices de aproveitamento dos estudantes. O objetivo foi analisar as notas e frequência de estudantes, de 2012, da única escola pública de ensino médio no município. O resultado é o impressionante contraste entre a avaliação dos professores (notas altas para a maioria dos alunos) com os baixos índices obtidos pelos estudantes dessa escola nos exames de avaliação nacional e estadual. Essa contradição se explica por problemas no âmbito da escola, como a falta de autoridade da direção ou a didática dos professores.
dc.description.abstractO trabalho também traz depoimentos de estudantes, apontando problemas no processo de aprendizagem, assim como na aplicação dos exames de avaliação. Os problemas desses exames fazem com que seus resultados, em vez de informar, confundam a realidade do aproveitamento escolar, prejudicando o monitoramento ou a formulação das políticas, voltadas para a educação de qualidade e a democratização da escola pública.
dc.format.extent18 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahia. Centro de Ensino de Artes, Humanidades e Letras
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 19-2014
dc.subjectDEMOCRACIA
dc.subjectEDUCACION BASICA
dc.subjectEVALUACION DE RESULTADOS
dc.subjectEDUCACION PUBLICA
dc.subjectGOBIERNO LOCAL
dc.subjectMUNICIPALIDADES
dc.subjectEVALUACION DEL PERSONAL
dc.subjectPERSONAL DOCENTE
dc.subjectMARCO JURIDICO
dc.titleDemocratização do ensino médio no Brasil? Problemas levantados por um estudo de caso no interior da Bahia, Brasil
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 19
clad.keyMFN45930--45930
clad.key1KEY45930
clad.regionBRASIL
clad.md5cd449a0bb62337e42ab045503816a852


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int