Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorSouza, Tatiane Rezende Nunes de
dc.contributor.authorEgg, Jeanine Maria
dc.contributor.authorSilva, Marcela Vieira da
dc.date.accessioned2018-09-02T06:51:16Z
dc.date.available2018-09-02T06:51:16Z
dc.date.issued2014
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/7774
dc.description.abstractA Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é uma instituição atuante na área da saúde pública, reconhecida por ter uma gestão democrática, em que os funcionários votam em seus dirigentes e na qual as decisões são tomadas por deliberação de seus conselhos. Apesar desse contexto, a adoção de uma gestão que também contemple a participação social ainda é um desafio para a organização, que busca, por meio da adesão ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA, orientar suas ações para melhorias da gestão que reflitam as reais necessidades e anseios dos cidadãos. Na Constituição da República Federativa do Brasil, na área da Saúde, a participação da comunidade é prevista enquanto diretriz e ocorre por meio das conferências e dos conselhos de saúde. No entanto, outra forma que tem sido amplamente incentivada é por meio das ouvidorias. Dentro do Programa GESPÚBLICA, a ouvidoria é a responsável pelo critério cidadão no instrumento de autoavaliação e integra o grupo de trabalho de implementação da carta ao cidadão, instrumentos que auxiliam no processo de melhoria da gestão institucional com o objetivo de gerar maior efetividade. A Ouvidoria também é responsável pelo Serviço de Informação ao Cidadão, conforme determinado pela lei de acesso à informação (Lei nº 12.527/12) na instituição, que visa à transparência da gestão pública. Este trabalho tem o objetivo de verificar como a estruturação das ouvidorias pode contribuir para a gestão participativa, orientada para a sociedade. A presente pesquisa realiza uma investigação qualitativa, de caráter descritivo, das iniciativas realizadas pela ouvidoria que fomentam a participação. Os resultados demonstram que as ouvidorias se constituem em importantes instrumentos de interação e ferramentas de melhoria de gestão.
dc.description.abstractPalavras-chave: Ouvidoria; Participação social; Efetividade,;Excelência em gestão
dc.format.extent17 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherFundação Oswaldo Cruz
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 19-2014
dc.subjectSALUD
dc.subjectDESIGUALDAD SOCIAL
dc.subjectSISTEMA DE SALUD
dc.subjectOMBUDSMAN
dc.subjectPROTECCION DE DERECHOS
dc.subjectPARTICIPACION SOCIAL
dc.subjectCONTROL SOCIAL
dc.subjectSERVICIOS DE SALUD
dc.subjectCALIDAD
dc.titleA inserção da ouvidoria geral da Fundação Oswaldo Cruz como instrumento de participação social e de melhoria da gestão pública
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 19
clad.keyMFN45794--45794
clad.key1KEY45794
clad.notesPresentado en el Congreso por Luis Moretto Neto (Professor de Universidade Federal de Santa Catarina, de Brasil)
clad.regionBRASIL
clad.md5e49144aa66e3632d101fbf5b93efb35c


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int