Show simple item record

dc.contributor.authorAraújo, Joaquim Filipe Ferraz Esteves de
dc.contributor.authorVarela Álvarez, Enrique José
dc.date.accessioned2018-09-02T06:48:18Z
dc.date.available2018-09-02T06:48:18Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/7649
dc.description.abstractA cooperação territorial tem como objectivo promover o desenvolvimento e a coesão a nível local, regional, nacional ou mesmo transnacional. Num contexto globalizado em que os problemas extravasam as fronteiras,os desafios com que se defrontam os países e as regiões exigem acções conjuntas para superar as dificuldades e promover o desenvolvimento regional. A cooperação territorial emerge como uma estratégia de desenvolvimento regional que procura utilizar as interdependências entre territórios para encontrarnovas formas de superar os desafios com que são confrontados.
dc.description.abstractA cooperação transfronteiriça foi assumida pela União Europeia como uma estratégia orientada para promover a integração dos Estados membros e o desenvolvimento regional através da cooperação entre actores nacionais esubnacionais, especialmente governosregionais e locais. Para o efeito foi proposto um modelo de governação assente em parcerias de colaboração. A dinâmica que ao longo dos anos se foi desenvolvendo nas regiões transfronteiriças (em alguns casos, Euro-regiões) foi, em boa medida, o resultante das políticas, programas e recursos da EU que favoreceram a criação destas estruturas entre as quais se destacam aquelas dedicadas à cooperação entre os municípios de Estados membros vizinhos. De entre as formas de cooperação das regiões transfronteiriça as denominadas Euro-regiões são uma modalidade que apresentam uma estrutura especializada de governação para a implementação das políticas de desenvolvimento regional e de coesão da União Europeia (UE). Elassurgem da cooperação entre territórios de Estados vizinhos e foram objecto de vários programas financiados destinados a promover as políticas de integração e de coesão social.
dc.description.abstractDe entre as euro-regiões que formalmente se constituíram na União Europeia destaca-se, pela sua longevidade institucional e intensidade da cooperação, a Euro-região Galiza-Norte de Portugal. Ao longo das duas últimas décadas este espaço euro regional favoreceu a criação e sustentabilidade de redes de cooperação local, confirmando a institucionalização de redes, bem como das suas actividades e programas de cooperação. Neste quadro, merece especial referência a associação de municípios transfronteiriços Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular que tem realizado um trabalho importante na promoção do desenvolvimento regional-local funcionando como uma plataforma onde os representantes dos municípios das regiões dos dois países vizinhos (Galiza-Espanha e Norte de Portugal) encontraram espaço para o diálogo e a identificação de oportunidades para desenvolver iniciativas e projectos conjuntos.
dc.description.abstractPartindo da análise das iniciativas de colaboração desenvolvidas no âmbito das actividades do Eixo Atlântico esta comunicação procura analisar o contributo do Eixo Atlântico para o incremento da cooperação transfronteiriça e da sua missão de meta-rede , através da qual tem sido capaz de gerar novas redes de cooperação multinível e público-privada, para além do seu âmbito geográfico natural, abarcando actualmente os territórios de fronteira de Espanha e Portugal, assim como outros espaços fronteiriços do resto da União Europeia.
dc.format.extent13 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherUniversidade do Minho. Escola de Economia e Gestão
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 18-2013
dc.subjectDESCENTRALIZACION
dc.subjectFRONTERAS
dc.subjectINTEGRACION FRONTERIZA
dc.subjectCOOPERACION
dc.subjectDESARROLLO LOCAL
dc.subjectADMINISTRACION LOCAL
dc.subjectGOBIERNO LOCAL
dc.subjectMUNICIPALIDADES
dc.subjectESTUDIO DE CASOS
dc.titleRedes de cooperação transfronteiriça, parcerias e os desafios da governação local: o caso do Eixo Atlântico na Euro-Região Galiza-Norte de Portugal
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 18
clad.keyMFN45610--
clad.key1KEY
clad.regionESPAÑA
clad.regionPORTUGAL
clad.md50f61032196463dbe2bba9b0e42b204ac


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Except where otherwise noted, this item's license is described as Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int