Show simple item record

dc.contributor.authorCosta, Frederico José Lustosa da
dc.contributor.authorCunha, Augusto Paulo Guimarães
dc.date.accessioned2018-09-02T06:43:37Z
dc.date.available2018-09-02T06:43:37Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/7458
dc.description.abstractHá mais de duas décadas, scholars e gestores públicos debatem, em especial na América Latina, sobre os princípios e as práticas necessárias para fundamentar e aplicar uma nova Administração Pública, centrada nos valores essenciais de um Estado Democrático-social de Direito, tal como propugnado na Constituição brasileira de 1988. Inúmeros esforços têm sido dispendidos para traduzir, tanto nas relações Estado/Sociedade, quanto no cotidiano das organizações estatais, a democratização do processo decisório e o respeito à cidadania. Assim, interdisciplinaridade, participação, municipalização, regionalização e inúmeras outras questões relevantes vêm sendo debatidas e métodos para sua efetiva realização são prescritos.
dc.description.abstractApós duas décadas permanece, no entanto, a consciência de que nossos países não conseguiram estabelecer, de forma sólida, uma gestão verdadeiramente cidadã e republicana do Estado. O objetivo deste artigo é examinar as possíveis razões para este abismo entre a vontade de construir um Novo Serviço Público - NSP e a realidade, ainda dominada pelo gerencialismo voluntarista e autoritário da New Public Management - NPM. Pretende-se analisar as bases conceituais do NSP, na tentativa de desvendar o mistério do seu aparente fracasso prático em nossos países, particularmente no Brasil. A questão central que se pretende responder é: por que as concepções e práticas do NSP não têm logrado se tornar hegemônicas entre os governos de nosso continente, apesar de seu inequívoco comprometimento com os ideais de estabelecer sociedades mais solidárias e socialmente justas, os quais constituem, ao menos na retórica, os fins almejados por todos esses governantes?
dc.format.extent15 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherUniversidade Federal Fluminense. Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 18-2013
dc.subjectDEMOCRACIA
dc.subjectMODERNIZACION DE LA GESTION PUBLICA
dc.subjectREFORMA DEL ESTADO
dc.subjectHISTORIA DE LA ADMINISTRACION PUBLICA
dc.titleReforma democrática para o novo serviço público: aproximações
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 18
clad.keyMFN45403--
clad.key1KEY
clad.regionBRASIL
clad.md54f3fe390f4b62173be5458da734dd731


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Except where otherwise noted, this item's license is described as Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int