Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorFavareto, Arilson
dc.contributor.authorLotta, Gabriela Spanghero
dc.date.accessioned2018-09-02T06:42:46Z
dc.date.available2018-09-02T06:42:46Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/7420
dc.description.abstractNos últimos anos, o governo federal brasileiro tem experimentado diversos arranjos institucionais que tem como objetivo construir políticas públicas mais efetivas em um contexto territorial diverso e complexo como é o Brasil. Nesses arranjos há dois eixos centrais: a tentativa de articular temáticas intersetoriais e a construção de modelos de gestão de políticas públicas com coordenação entre os diversos entes federativos e a sociedade civil.A tentativa, dessa forma, é de construir arranjos que promovam maior complementariedade entre os setores de políticas públicas e entre as várias organizações governamentais envolvidas nas políticas públicas. Pode-se chamar isso de uma dupla integração: horizontal (entre setores de políticas públicas) e vertical (entre entes federativos).
dc.description.abstractA análise destes diversos arranjos, no entanto, demonstra que eles se baseiam em estruturas e lógicas de coordenação bastante diversas e que se concretizam em diferenças relacionadas a: forma como promovem a intersetorialidade; modelos de gestão adotados; relação que estabelecem entre os entes federativos; espaço dado à participação da sociedade civil e como moldam o papel dos territórios e sua articulação com desenvolvimento territorial.
dc.description.abstractNo caso específico dos territórios, definidos aqui como unidade de forças sociais e características espaciais, uma análise preliminar dos arranjos demonstra que há formas distintas de conceber e considerar os territórios nesses novos arranjos - desde experiências que consideram o território como base para desenvolvimento das ações até experiências que, focadas em um público específico, não tem o território como foco central.
dc.description.abstractEste artigo pretende analisar como novos arranjos institucionais do contexto brasileiro consideram o papel dos territórios no processo de planejamento, implementação e monitoramento das políticas públicas.
dc.description.abstractA análise está estruturada em duas questões centrais: a) qual a centralidade dada à concepção de território e em que medida ele desempenha um papel ativo ou passivo no desenho do arranjo; b) que fatores poderiam explicar os contornos do arranjo institucional e como a dimensão territorial se materializa nesses arranjos.
dc.description.abstractA hipótese é de que há mais sobreposição do que integração de políticas públicas e competências na lógica dos territórios, o que limita a efetividade dos resultados. Esses limites se devem, em grande medida, ao peso da cultura setorial que permeia os gestores e o comportamento das forças sociais, concretizados pela cultura institucional; pelas questões normativas; pelas trajetórias das políticas e pelos atributos (interesses e concepções) dos agentes envolvidos.
dc.description.abstractPara essas análises, serão considerados três casos relevantes de novos arranjos institucionais brasileiros: o Plano Brasil Sem Miséria (combate à pobreza); o Programa Acelerado de Crescimento (Infraestrutura para estimular o desenvolvimento); o Programa Territórios da Cidadania (combate à pobreza e desenvolvimento territorial).
dc.format.extent18 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherUniversidade Federal do ABC
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 18-2013
dc.subjectPOLITICA PUBLICA
dc.subjectPOLITICA SOCIAL
dc.subjectDESCENTRALIZACION POLITICO ADMINISTRATIVA
dc.subjectGOBIERNO FEDERAL
dc.subjectMARCO INSTITUCIONAL
dc.subjectCOORDINACION
dc.subjectINTERSECTORIALIDAD
dc.titleO papel dos territórios nos novos arranjos institucionais brasileiros
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 18
clad.keyMFN45365--
clad.key1KEY
clad.regionBRASIL
clad.md53470c2b3c4030b0cff319584bd72f73e


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int