Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorFahel, Murilo Cássio Xavier
dc.contributor.authorMonte-Mór, Roberto
dc.contributor.authorFrança, Bruno Cabral
dc.contributor.authorTeixeira, João Gabriel
dc.date.accessioned2018-09-02T06:36:48Z
dc.date.available2018-09-02T06:36:48Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/7156
dc.description.abstractA proposição desse artigo transcende o objetivo de relatar o processo de elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte -PDDI-RMBH, situada no estado de Minas Gerais-Brasil, transitando para uma análise sobre as estratégias metodológicas inovadoras adotadas nessa experiência de planejamento. Essa inovação metodológica ocorre com a composição dos stakeholders, destacando o papel de mediação entre governo e sociedade civil exercido pela academia/universidade até o reconhecimento da convivência entre as leituras política, técnica e comunitária gerando um processo democrático participativo profícuo de elaboração do Plano Metropolitano. Assim, o processo de planejamento da RMBH se alicerça na aproximação da comunidade acadêmica, com a gestão pública e a sociedade civil por via de mecanismos institucionais que estimulem à colaboração destas três instâncias; bem como na quebra paradigmas do planejamento ao se propor novos eixos analítico-estruturantes com a aplicação de conceitos como territorialidade e intersetorialidade na perspectiva da redução de vulnerabilidades e desigualdades, como construtos basilares do desenvolvimento econômico, social e ambiental, ou seja, a perspectiva de construção de uma região metropolitana pró-pobre.
dc.description.abstractA experiência do PDDI-RMBH proporciona uma nova visão teórica e estratégia metodológica para o desenvolvimento do Planejamento Metropolitano. As inovações aqui apresentadas simbolizam a possibilidade de pensar a conurbação com o franco reconhecimento da cidadania metropolitana numa perspectiva de produção de valores e comportamentos integradores e solidários. O diagnóstico-propositivo das disparidades sociais, econômicas e culturais com suas respectivas expressões humanas e territoriais que constrangem a perspectiva de um desenvolvimento metropolitano sustentável, indica a possibilidade de reestruturação territorial com criação de novas centralidades e uma distribuição mais equânime dos serviços públicos de interesse comum. O propósito é vislumbrar novos horizontes com a promoção do desenvolvimento de regiões metropolitanas visceralmente comprometidas com a justiça social e a qualidade de vida dos seus metropolitas e para isso, em específico no caso da RMBH, é indispensável a superação do apartheid social, econômico e ambiental a que está submetido há décadas a sua população mais vulnerável investindo, sistematicamente, numa estratégia de inversão de prioridades das políticas públicas de interesse comum por meio da imediata construção de uma metrópole pró-pobre.
dc.format.extent23 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherFundação João Pinheiro. Escola de Governo. Gerência de Ensino e Pesquisa
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 16-2011
dc.subjectMODERNIZACION DE LA GESTION PUBLICA
dc.subjectADMINISTRACION METROPOLITANA
dc.subjectPLANIFICACION ADMINISTRATIVA
dc.subjectINNOVACION ADMINISTRATIVA
dc.subjectPARTICIPACION SOCIAL
dc.subjectZONA METROPOLITANA
dc.subjectESTUDIO DE CASOS
dc.titleInovações metodológicas e participação social no planejamento metropolitano: a experiência de Belo Horizonte, Brasil
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 16
clad.keyMFN45102--
clad.key1KEY
clad.regionBRASIL
clad.md58b81e8cb8eed6462de1ebfdd058d8112


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int