Show simple item record

dc.contributor.authorBauer, Marcela
dc.contributor.authorSchuskel, Débora
dc.date.accessioned2018-09-02T06:31:47Z
dc.date.available2018-09-02T06:31:47Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/6939
dc.description.abstractA educação on-line tem sido adotada como metodologia de ensino e aprendizagem para ampliar práticas democráticas, acesso e apropriação da informação, além de estender a possibilidade da interação social. A partir da possibilidade de trabalhar a capacitação a distância, o governo do Estado de São Paulo, atento a essas novas modalidades, investiu na implementação da educação on-line, reconhecendo que essa iniciativa aumentaria a possibilidade de colaboração e cooperação entre os servidores que não estão no mesmo lugar ao mesmo tempo, bem como em função de interesses comuns.
dc.description.abstractConsiderando os benefícios que essa modalidade proporcionaria às atividades da administração pública, as redes virtuais colaborativas de aprendizagem se tornam aliadas nos projetos desenvolvidos na Fundap, como um instrumento de construção e difusão de assuntos específicos da área pública. Além disso, essa proposta possibilitaria o diálogo, a troca de experiências, resolução de problemas e também a construção de conhecimento entre os servidores e melhoria da prestação dos serviços públicos.
dc.description.abstractPartindo desse contexto, esse painel tem por objetivo compartilhar a metodologia utilizada pela Fundap, destacando duas importantes experiências bem sucedidas na utilização das novas TICs para capacitar cerca de 6 mil servidores das Secretarias de Estado da Educação e da Saúde, em que a principal finalidade é o aprender significativo sobre práticas gerenciais e a apropriação da rede colaborativa pelos servidores de modo a somar seu instrumento de trabalho do dia-a-dia. Os cursos em análise (Comunidade PDG: Educação: Secretário de Escola e Comunidade PDG Saúde) foram realizados na modalidade b-learning com o suporte das novas TICs: videoconferências/ videoaulas e ambiente virtual de aprendizagem e prática. O desenvolvimento dos cursos garantiu não apenas o aprendizado dos conteúdos, mas a formação de uma rede colaborativa de profissionais.
dc.format.extent13 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherFundação do Desenvolvimento Administrativo. Diretoria Técnica de Formação Profissional
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 16-2011
dc.subjectFUNCION PUBLICA
dc.subjectCAPACITACION DE PERSONAL PUBLICO
dc.subjectENSEÑANZA A DISTANCIA
dc.subjectTECNOLOGIA DE LA INFORMACION
dc.subjectTECNOLOGIA DE LAS COMUNICACIONES
dc.subjectREDES SOCIALES DIGITALES
dc.subjectFUNCIONARIO PUBLICO
dc.subjectESTUDIO DE CASOS
dc.titleRedes virtuais colaborativas de aprendizagem: uma proposta de capacitação contínua dos servidores da administração pública do Estado de São Paulo
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 16
clad.keyMFN44883--
clad.key1KEY
clad.regionBRASIL
clad.md5686f6951d5bb1c94f4dba36111510cf4


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Except where otherwise noted, this item's license is described as Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int