Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Gecilda Esteves
dc.contributor.authorBarreto, Rodrigo Neves
dc.date.accessioned2018-09-02T06:29:53Z
dc.date.available2018-09-02T06:29:53Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/6857
dc.description.abstractEm janeiro de 2011, em consequências das chuvas que assolaram a Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, mormente os municípios de Areal, Bom Jardim, Nova Friburgo, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Teresópolis, ocorreu aquela que tornou a maior tragédia natural da história do Brasil.
dc.description.abstractNesse sentido, sob a orientação do Governador Sérgio Cabral e do Secretário Rodrigo Neves, a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos empreendeu um grande esforço em executar dez ações estratégicas para promover, desde os primeiros momentos, a ajuda humanitária e o apoio social às famílias assoladas, articulando com os diversos atores da sociedade civil, empresarial e governamental mecanismos para minimizar o sofrimento das pessoas atingidas pelas fortes chuvas.
dc.description.abstractAssim, esse trabalho terá como finalidade apresentar detalhadamente o Plano de Ação implementado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos que realizou desde a recepção de donativos, sua logística e distribuição; ações integradas com os municípios com a criação de gabinetes integrados de assistência social; parcerias com bancos privados visando à abertura de contas bancárias para depósitos das doações e com empresa de auditoria independente para auditar as contas pactuadas; atendimento aos órfãos e crianças por meio da criação de Comitê de Acompanhamento de Crianças e Adolescentes; retirada de 2ª via de documentos, mobilização de 500 voluntários para atuação na região serrana; culminando com o pagamento do benefício de aluguel social a 7000 beneficiários e a doação de 2000 kits casa, para as famílias de menor renda per capita, para que as mesmas retomassem no menor prazo possível a retomada a sua rotina diária e a superação da tragédia. A divulgação dessa experiência poderá contribuir para o enfrentamento de situações semelhantes no futuro.
dc.format.extent13 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherGoverno do Estado do Rio de Janeiro. Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos. Subscretaria de Planejamento, Orçamento e Administração
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 16-2011
dc.subjectGESTION PUBLICA
dc.subjectADMINISTRACION EN SITUACION DE CRISIS
dc.subjectGESTION DE EMERGENCIAS
dc.subjectDESASTRES NATURALES
dc.subjectESTUDIO DE CASOS
dc.titleA atuação da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro em situações de catástrofes sócio-ambientais: o caso da região serrana
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 16
clad.keyMFN44801--
clad.key1KEY
clad.regionBRASIL
clad.md53249bcfc6207d549d2568bb8b800764e


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int