Show simple item record

dc.contributor.authorDornelas, António
dc.contributor.authorCabrita, Miguel
dc.date.accessioned2018-09-02T06:23:03Z
dc.date.available2018-09-02T06:23:03Z
dc.date.issued2010-11-09
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/6539
dc.description.abstractPortugal é tradicionalmente considerado um país em que a elevada rigidez da legislação laboral coabita com altos níveis de emprego atípico e precário, salários baixos e elevados níveis de pobreza e de desigualdade e com um sistema de políticas sociais com um trajecto de aprofundamento mas marcado por lacunas e desequilíbrios significativos.
dc.description.abstractNa anterior legislatura, o governo português concebeu, debateu e negociou com as associações empresariais e sindicais e apresentou à Assembleia da República um conjunto estruturado de propostas de alteração das políticas públicas de emprego, de regulação dos mercados de trabalho e de protecção social que tinham como objetivo promover uma nova articulação entre a eficiência económica e a equidade social, potenciando uma e outra, reduzindo a segmentação dos mercados de trabalho e recalibrando os sistemas de proteção social de modo a assegurar quer a sua sustentabilidade financeira, quer a sua sustentabilidade social.
dc.description.abstractEm consequência da sua aprovação e entrada em vigor, alterou-se de forma significativa o enquadramento legal das relações laborais e aspectos importantes da protecção social.
dc.description.abstractA presente comunicação caracteriza a lógica organizadora dessa intervenção governamental, enquadrando-a na história e características do caso português, sumaria o seu conteúdo substantivo, apresenta e discute as inovações metodológicas adotadas na preparação destas reformas e discute as potencialidades e os limites da alteração do quadro legal português. A parte final da comunicação identifica os vetores e os principais pontos de tensão na aplicação em curso daquelas reformas, discutindo o seu significado face à crise económica e social despoletada pela crise financeira global reconhecida a partir do fim de 2008.
dc.format.extent24 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherInstituto Universitário de Lisboa. Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 15-2010
dc.subjectPOLITICA DE EMPLEO
dc.subjectMERCADO DE TRABAJO
dc.subjectSEGURIDAD SOCIAL
dc.titleAs políticas de emprego, de regulação dos mercados de trabalho e de protecção social em Portugal: desenvolvimentos recentes
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 15
clad.keyMFN43996--43996
clad.key1KEY43996
clad.regionPORTUGAL
clad.md5c6cbb4004f1041fd65e77f6c9085c73c


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Except where otherwise noted, this item's license is described as Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int