Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorSilva, Cristina Teixeira
dc.date.accessioned2018-09-02T06:14:46Z
dc.date.available2018-09-02T06:14:46Z
dc.date.issued2009-10
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/6080
dc.description.abstractEntendendo a saúde como direito fundamental, cabe ao Estado manter um sistema próprio de assistência aos servidores, na qualidade de empregador. Na Bahia as ações são realizadas através do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais - Planserv.
dc.description.abstractA partir de 2007 foram executadas medidas de racionalização das despesas, pois o Planserv se deparava com gastos excessivos (materiais e medicamentos) que consumiam mais de 40% do seu orçamento e inchavam custos. Foi um desafio mudar a lógica que vigorara até então para requalificar gastos, ampliando o acesso aos serviços de um conjunto de recursos capaz de garantir o bem-estar físico, social e mental dos servidores.
dc.description.abstractQuebrado o ciclo de reprodução de situações que tendiam a levar o Planserv ao desequilíbrio, criou-se um ambiente favorável para adoção de medidas que reconstruíram a sua imagem, ampliando a percepção dos servidores e de seus familiares ao gerar valor de confiança e auto-estima.
dc.description.abstractForam desenvolvidas ações de aumento da rede de prestadores de serviços, através do credenciamento amplo, resultando incremento de 120% na oferta de consultas médicas e atração de melhores profissionais para a rede, mediante recuperação do valor dos honorários médicos.
dc.description.abstractEm paralelo foi instituído Programa de Acompanhamento dos Portadores de Síndrome Metabólica para retardar as complicações de doenças crônicas instaladas, promover a saúde e contribuir para melhorar a qualidade de vida do servidor baiano.
dc.description.abstractEssas ações, além de reduzir despesas com assistência à saúde, ao diminuir a necessidade de internações, atenuaram custos sociais implícitos: absenteísmo, incapacidades em geral, aposentadorias e mortes prematuras.
dc.description.abstractA economia gerada foi revertida para melhoria da qualidade da assistência prestada ao servidor, tanto curativa como preventiva, promovendo a satisfação dos beneficiários que, ao passarem a ter sua saúde assistida com qualidade e de maneira integral, se sentem valorizados, temática abordada nesta palestra.
dc.format.extent20 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherSecretaria da Administração do Estado da Bahia
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 14-2009
dc.subjectPOLITICA DE SALUD
dc.subjectFUNCIONARIO PUBLICO
dc.subjectSERVICIOS PUBLICOS
dc.subjectSERVICIOS DE SALUD
dc.titleAvanços na assistência à saúde do servidor baiano
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 14
clad.keyMFN42838--42838
clad.key1KEY42838
clad.regionBRASIL
clad.md55b3e7c2d982b52c7a1dc100af22677fa


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int