Show simple item record

dc.contributor.authorBezerra Filho, João Costa
dc.date.accessioned2018-09-02T06:14:31Z
dc.date.available2018-09-02T06:14:31Z
dc.date.issued2009-10
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/6065
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta a análise da política de regularização fundiária implementada no Município a partir do ano de 2001, principalmente, nas Zonas Especiais de Interesse Sociais - ZEIS do Recife/PE. Adota a visão multidisciplinar que tem como pressuposto a indissociabilidade do direito à moradia e do acesso à terra regularizada, conforme os instrumentos legais disponíveis vigentes, tais como, a institucionalização de diversas áreas como zonas especiais de interesse sociais, a adoção do instituto da concessão de direito real de uso e da concessão de uso especial para fins de moradia e ação de usucapião, através de convênios com órgãos cartoriais e poder judiciário, além de Organização Não Governamentais.
dc.description.abstractRealiza abordagem histórica acerca da formação dos Estados Federados na República Federativa do Brasil a partir da colonização, industrialização, patrimonialismo e concentração imobiliária pelos segmentos sociais dominantes, o que concorreu para existência de dois tipos de cidade: a formal e informal.
dc.description.abstractBusca com isso, demonstrar que a evolução do processo de industrialização e urbanização brasileiro, e em contraponto, a instituição de políticas e normas jurídicas de baixa eficácia não vem cumprindo a garantia constitucional da função social da cidade e da propriedade urbana, atualmente assegurada na Constituição republicana de 1988 no Capítulo denominado "Da Política Urbana" e na legislação complementar.
dc.description.abstractDiscute ainda as questões de natureza sócio-econômica e jurídica que impõem obstáculos à ampla realização da garantia da função social da propriedade urbana. Ainda analisa a política pública de regularização fundiária adotada no Município do Recife e dados relativos ao programa executado e seu conceito transversal com as demais políticas públicas e programas municipais.
dc.description.abstractAo final, apresenta as bases teóricas do programa e seu marco regulatório legal, indicando os objetivos, os critérios metodológicos adotados no programa, os instrumentos legais utilizados e o quantitativo de títulos de regularização fundiária devidamente registrados, fornecidos à população residente nas áreas denominadas como ZEIS - zonas especiais de interesse sociais e áreas pobres do Município do Recife, capital do Estado de Pernambuco.
dc.format.extent18 p.
dc.languagePortugués
dc.languageInglés
dc.publisherPrefeitura do Recife
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 14-2009
dc.subjectSERVICIOS PUBLICOS
dc.subjectPOBREZA
dc.subjectDESIGUALDAD SOCIAL
dc.subjectPOLITICA PUBLICA
dc.subjectDEMOCRACIA
dc.subjectMUNICIPALIDADES
dc.titleA regularização fundiária do Recife
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 14
clad.keyMFN42823--42823
clad.key1KEY42823
clad.regionBRASIL
clad.md5e6889ff496447af73674e31583a631a6


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Except where otherwise noted, this item's license is described as Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int