Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorBezerra Filho, João Costa
dc.date.accessioned2018-09-02T06:14:31Z
dc.date.available2018-09-02T06:14:31Z
dc.date.issued2009-10
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/6065
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta a análise da política de regularização fundiária implementada no Município a partir do ano de 2001, principalmente, nas Zonas Especiais de Interesse Sociais - ZEIS do Recife/PE. Adota a visão multidisciplinar que tem como pressuposto a indissociabilidade do direito à moradia e do acesso à terra regularizada, conforme os instrumentos legais disponíveis vigentes, tais como, a institucionalização de diversas áreas como zonas especiais de interesse sociais, a adoção do instituto da concessão de direito real de uso e da concessão de uso especial para fins de moradia e ação de usucapião, através de convênios com órgãos cartoriais e poder judiciário, além de Organização Não Governamentais.
dc.description.abstractRealiza abordagem histórica acerca da formação dos Estados Federados na República Federativa do Brasil a partir da colonização, industrialização, patrimonialismo e concentração imobiliária pelos segmentos sociais dominantes, o que concorreu para existência de dois tipos de cidade: a formal e informal.
dc.description.abstractBusca com isso, demonstrar que a evolução do processo de industrialização e urbanização brasileiro, e em contraponto, a instituição de políticas e normas jurídicas de baixa eficácia não vem cumprindo a garantia constitucional da função social da cidade e da propriedade urbana, atualmente assegurada na Constituição republicana de 1988 no Capítulo denominado "Da Política Urbana" e na legislação complementar.
dc.description.abstractDiscute ainda as questões de natureza sócio-econômica e jurídica que impõem obstáculos à ampla realização da garantia da função social da propriedade urbana. Ainda analisa a política pública de regularização fundiária adotada no Município do Recife e dados relativos ao programa executado e seu conceito transversal com as demais políticas públicas e programas municipais.
dc.description.abstractAo final, apresenta as bases teóricas do programa e seu marco regulatório legal, indicando os objetivos, os critérios metodológicos adotados no programa, os instrumentos legais utilizados e o quantitativo de títulos de regularização fundiária devidamente registrados, fornecidos à população residente nas áreas denominadas como ZEIS - zonas especiais de interesse sociais e áreas pobres do Município do Recife, capital do Estado de Pernambuco.
dc.format.extent18 p.
dc.languagePortugués
dc.languageInglés
dc.publisherPrefeitura do Recife
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 14-2009
dc.subjectSERVICIOS PUBLICOS
dc.subjectPOBREZA
dc.subjectDESIGUALDAD SOCIAL
dc.subjectPOLITICA PUBLICA
dc.subjectDEMOCRACIA
dc.subjectMUNICIPALIDADES
dc.titleA regularização fundiária do Recife
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 14
clad.keyMFN42823--42823
clad.key1KEY42823
clad.regionBRASIL
clad.md5e6889ff496447af73674e31583a631a6


Ficheros en el ítem

FicherosTamañoFormatoVer

No hay ficheros asociados a este ítem.

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int