Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSchenkman, Simone
dc.date.accessioned2018-09-02T06:14:23Z
dc.date.available2018-09-02T06:14:23Z
dc.date.issued2009-10
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/6058
dc.description.abstractIntroduzido pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998 (art. 37, 8§ CF) como instrumento de gestão, o contrato de gestão tinha o propósito específico de permitir uma maior autonomia para o administrador público delimitada pelo compromisso com os resultados a serem alcançados e pela transparência das informações sobre desempenho institucional, deslocando o foco de controle dos processos para os resultados.
dc.description.abstractO contrato pretende operar como um instrumento de avaliação da gestão pública, tomando-se por base parâmetros claros e preestabelecidos, traduzidos em um conjunto de metas e indicadores para a aferição dos resultados. Constitui instrumento de controle social (accountability) e de aperfeiçoamento da gestão e desempenho, assegurando a compatibilidade entre os meios e os fins e viabilizando melhores condições operacionais.
dc.description.abstractDe acordo com o art. 14 da Lei n§ 9.961/2000, a administração da ANS é regida por um contrato de gestão, assinado entre a Agência e o Ministério da Saúde, que permite um alinhamento entre as diretrizes estratégicas no plano macro institucional, representado pelo Plano Plurianual (PPA) do Governo Brasileiro e pelo Plano Nacional de Saúde (PNS) do Ministério da Saúde e, numa perspectiva institucional interna, pelos resultados obtidos no Planejamento Estratégico Situacional (PES).
dc.description.abstractO presente estudo visa realizar uma análise acerca da evolução dos contratos de gestão firmados entre a ANS e o MS desde 2000, levando-se em consideração as diretrizes estratégicas formuladas ao longo do tempo, de acordo com os diferentes estágios de maturação da ANS (instalação e estabelecimento do processo inicial de regulação; saneamento do mercado; implantação da Política de Qualificação; incentivo à concorrência, transparência e redução da assimetria de informação ao beneficiário e à sociedade civil organizada; integração com o SUS) e suas respectivas ferramentas de planejamento de governo e institucionais.
dc.format.extent22 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherAgência Nacional de Saúde Suplementar
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 14-2009
dc.subjectCONTRATOS DE GESTION
dc.subjectSALUD
dc.subjectPLANIFICACION
dc.subjectEVALUACION DEL RENDIMIENTO
dc.subjectCONTROL DE GESTION
dc.subjectEMPRESAS PUBLICAS
dc.titleO contrato de gestão como instrumento de aperfeiçoamento da gestão: análise evolutiva dos contratos de gestão firmados entre a Agência Nacional de Saúde Suplementar e o Ministério da Saúde de 2000-2009 à luz de seus contextos de maturação e ferramentas de planejamento
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 14
clad.keyMFN42816--42816
clad.key1KEY42816
clad.regionBRASIL
clad.md51434343e1e4664e6ee6f9a3ab3ccbe7b


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int