Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFerrarezi, Elisabete Roseli
dc.contributor.authorTomacheski, João Alberto
dc.date.accessioned2018-09-02T06:12:36Z
dc.date.available2018-09-02T06:12:36Z
dc.date.issued2009-10
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/5954
dc.description.abstractEsse texto tem por objetivo apresentar os resultados parciais do projeto "Mapeamento da Oferta de Capacitação nas Escolas de Governo" e debater as possibilidades que se abrem para a gestão do conhecimento e para o gerenciamento das informações estratégicas visando à tomada de decisões e otimização dos recursos disponíveis para a capacitação.
dc.description.abstractO projeto mapeamento tem por objetivo coletar dados da oferta existente de capacitação em escolas de governo brasileiras, em nível municipal, estadual e federal. Foi concebido em três fases: coleta das informações cadastrais e sobre a oferta de cursos, construção do vocabulário controlado e classificação dos cursos e transposição dessas informações para um sistema de informações com interface Web.
dc.description.abstractO universo dessas escolas ainda é desconhecido, dificultando o desenho de estratégias e de programas de desenvolvimento de pessoas.
dc.description.abstractO projeto coletou, na primeira fase, as informações cadastrais e sobre oferta de capacitações de 63 instituições das 102 integrantes então integrantes da Rede Nacional de Escolas de Governo. Em relação à distribuição segundo as regiões: 54,8% se concentra na Região Sudeste; 15,9% na Região Centro-Oeste; 12,4% na Região Sul; 10,2% Região Nordeste; e 6,5% Região Norte. Analisando os cursos cadastrados no Mapa, segundo modalidade de ensino, obtivemos 71,58% presenciais e 8,84% a distância. Deixaram de inserir essa informação no cadastro 19,58% do total.
dc.description.abstractAs instituições informaram o quantitativo de servidores capacitados no período de 2007. Naquele ano, foram realizadas 545.674 capacitações. Esse número é significativo, se considerarmos que são referentes a somente 63 instituições que participaram da coleta de dados. É razoável supor que esse número de servidores capacitados seja muito maior, haja vista os 30% restantes da Rede que não participaram da primeira fase e a existência de outras escolas ainda não alcançadas pelo projeto.
dc.description.abstractO Mapa, se efetivamente incorporado e utilizado, poderá constituir um sistema de informação que auxilie os gestores e dirigentes a planejar e realizar planos de capacitação, utilizando de forma eficiente a oferta existente nas escolas de governo. Além disso, poderá contribuir para melhor coordenação das atividades de capacitação, incentivo à complementaridade, redução de duplicidades e incentivo à ampliação da comunicação entre as instituições da Rede de Escolas.
dc.format.extent20 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública. Diretoria de Formação Profissional
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 14-2009
dc.subjectCAPACITACION DE PERSONAL PUBLICO
dc.subjectINSTITUCION DE CAPACITACION
dc.subjectFORMACION DE ADMINISTRADORES
dc.subjectREDES
dc.subjectCOMPETENCIA
dc.titleMapeamento da oferta de capacitação nas escolas de governo no Brasil: gestão da informação para planejamento e coordenação
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 14
clad.keyMFN42711--42711
clad.key1KEY42711
clad.notesOtra edición (actualizada) fue publicada en la Revista de Servico Público Vol. 61 No. 3 (Jul.-Set. 2010), pp. 287-303.
clad.regionBRASIL
clad.md517c2da1c75e5d7d08890c4aa6ee640e0


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int