Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorAlmeida, Haley Maria de Sousa
dc.contributor.authorCunha, Irene Mergener
dc.contributor.authorRosenberg, Gerson
dc.date.accessioned2018-09-02T06:09:34Z
dc.date.available2018-09-02T06:09:34Z
dc.date.issued2009-10
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/5779
dc.description.abstractA busca da gestão de excelência para vencer os desafios está na agenda da Agência Nacional de Vigilância Sanitária- ANVISA, como estratégia de resposta às necessidades sociais de proteção e de defesa da saúde exigidas da vigilância sanitária. Desta forma, foi criado o Programa de Modernização da Gestão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - PMG que busca a modernização da gestão usando o Modelo de Excelência em Gestão Pública - MEGP do Programa GESPÚBLICA conduzido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
dc.description.abstractO Programa de Modernização da Gestão da ANVISA - PMG é composto por um conjunto de projetos que o MEGP, por ser um modelo abrangente, submete a uma orientação geral estratégica capaz de organizar as diversas iniciativas de melhoria de maneira lógica e inter-relacionada. Neste artigo primeiramente foi contextualiza a Agência Nacional de Vigilância Sanitária na Administração Pública Brasileira, traçando a rota desde sua concepção dentro da Reforma do Estado até o momento atual. Na segunda parte do artigo descrevem-se os caminhos adotados para responder às necessidades sociais de proteção e de defesa da saúde exigidas da vigilância sanitária com um breve histórico das ações anteriores e da consolidação do Programa de Modernização da Gestão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - PMG. São descritos os projetos e a estratégia de modernizar a gestão com a aplicação do Modelo de Excelência em Gestão Pública - MEGP.
dc.description.abstractNa terceira parte é descrito e contextualizado no Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA como uma política pública do Governo Federal Brasileiro para a melhoria da gestão pública. Na quarta parte traça-se a estratégia de aplicação do instrumento de autoavaliação na ANVISA e justifica-se a aplicação do MEGP na Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Na quinta são apresentados os resultados alcançados com a aplicação do MEGP na ANVISA. As considerações finais são descritas na última parte onde é avaliada a capacidade da adoção desse modelo em contribuir para o alcance do objetivo de atingir a gestão estratégica da Agência, de forma a responder às demandas dos seus diversos públicos e à sociedade em geral.
dc.description.abstractOs resultados alcançados com a aplicação do MEGP na ANVISA, mesmo no primeiro ciclo de autoavaliação, têm demonstrado capacidade de contribuir para o alcance do objetivo de atingir a gestão estratégica na vigilância sanitária, de modo a garantir que a Agência esteja olhando para o futuro e se estruturando para dar respostas aos desafios, sejam novos ou históricos, de forma a responder às demandas dos seus diversos públicos e à sociedade em geral.
dc.format.extent26 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherAgência Nacional de Vigilância Sanitária. Assessoria de Planejamento
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 14-2009
dc.subjectCALIDAD
dc.subjectEVALUACION DEL RENDIMIENTO
dc.subjectADMINISTRACION DE LA SALUD
dc.subjectSERVICIOS DE SALUD
dc.subjectSISTEMAS DE GESTION
dc.subjectMEJORAMIENTO DEL RENDIMIENTO
dc.subjectESTRATEGIA ADMINISTRATIVA
dc.titleA aplicação estratégica do Modelo de Excelência em Gestão Pública na Agência Nacional de Vigilância Sanitária
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 14
clad.keyMFN42537--42537
clad.key1KEY42537
clad.regionBRASIL
clad.md5af9d61791aca232beac9e510ecbef102


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int