Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorNazareth, Paula Alexandra Canas de Paiva
dc.contributor.authorNunes, Wanda Claudia Galluzzi
dc.date.accessioned2018-09-02T06:08:56Z
dc.date.available2018-09-02T06:08:56Z
dc.date.issued2009-10
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/5742
dc.description.abstractOs municípios brasileiros vêm assumindo, no período recente, um papel de destaque na oferta de ensino público fundamental, que compreende nove anos da vida do estudante. Este fenômeno é resultado de alterações legais que promoveram a descentralização da gestão nesse nível educacional, transferindo para os entes locais não apenas um significativo conjunto de atribuições, mas também uma crescente participação no total de recursos destinados à educação. No estado do Rio de Janeiro, os municípios, tradicionalmente, já respondiam por grande parte das matrículas na rede pública fundamental, o que tornou o processo menos acentuado neste ente federativo. De qualquer forma, a ampliação da rede de ensino e o aumento da capacidade financeira podem não assegurar uma melhora efetiva na educação pública, em virtude, entre outros fatores, de dificuldades de gestão no nível local.
dc.description.abstractPor isso, a fim de verificar eventuais impactos do processo de descentralização sobre o desempenho do ensino nos municípios fluminenses, este trabalho analisa quatro dimensões deste processo: o aspecto legal, o financeiro, o institucional e o de desempenho. As análises utilizaram dados relacionados à gestão e à coordenação de esforços com outros segmentos da sociedade (indicadores produzidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE); às receitas e despesas municipais e aos resultados alcançados em avaliações nacionais dos sistemas de ensino (indicadores produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP). Concluiu-se que (1) houve um maior aporte de recursos financeiros aos municípios fluminenses, corroborando a ocorrência do efetivo processo de municipalização, inclusive da educação; (2) indicadores de capacidade institucional dos municípios fluminenses na área da educação mostraram-se favoráveis quando comparados aos mesmos indicadores médios apurados para a região Sudeste e para o Brasil; (3) indicadores de desempenho do sistema educacional dos municípios fluminenses na área da educação mostraram-se desfavoráveis quando comparados aos indicadores médios apurados para a região Sudeste.
dc.description.abstractDiante dessas constatações, formulou-se a hipótese de que uma maior capacidade institucional, ao menos em termos quantitativos, pode não assegurar uma melhora no desempenho da educação no nível estudado. Este quadro apontou para a importância de uma investigação adicional acerca da qualidade e da efetividade da atuação dos arranjos institucionais disponíveis (Conselhos, instrumentos de articulação interinstitucional, planos etc.), de modo a permitir um diagnóstico mais preciso dos fatores que influenciam os resultados observados.
dc.format.extent25 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherTribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. Subsecretaria de Auditoria e Controle da Gestão e da Receita
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 14-2009
dc.subjectPOLITICA EDUCACIONAL
dc.subjectADMINISTRACION DESCENTRALIZADA
dc.subjectMUNICIPALIDADES
dc.subjectPOLITICA PUBLICA
dc.subjectFINANCIAMIENTO DE LA EDUCACION
dc.subjectGASTO SOCIAL
dc.subjectRECURSOS FINANCIEROS
dc.titlePolíticas públicas de educação: aspectos da capacidade de gestão descentralizada nos municípios do Rio de Janeiro
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 14
clad.keyMFN42500--42500
clad.key1KEY42500
clad.regionBRASIL
clad.md597e570d2e8d1a98f0501f658f85d00a4


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int