Show simple item record

dc.contributor.authorMota, Luís Filipe Oliveira
dc.date.accessioned2018-09-02T06:08:32Z
dc.date.available2018-09-02T06:08:32Z
dc.date.issued2009-10
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/5718
dc.description.abstractInscrita numa envolvente cada vez mais complexa, a Administração Pública tem vindo a sentir a necessidade de encontrar formas alternativas de actuação. Imbuída cada vez mais numa lógica de governance, o funcionamento em rede torna-se inevitável, o que vem reforçar a importância de cada um dos multi-actores envolvidos.
dc.description.abstractPerante este contexto, carece de estudo a importância que a partilha de informação inter-actores, e a eventual transformação da mesma em conhecimento, poderá ter enquanto factor de sucesso no novo paradigma de implementação de políticas públicas.
dc.description.abstractA partilha de boas práticas entre actores, assim como a constituição de um repositório das mesmas, assume-se como premente, uma vez que constitui uma forma de troca de experiências que, após assimilação, poderão ser adaptadas e utilizadas em outros contextos. Este processo poderá ainda ajudar no reforço da imagem da política, quer ao nível da própria estrutura implementadora, uma vez que publicita exemplos de uma eficaz implementação, quer ao nível da opinião pública, reforçando assim a sua legitimação e aceitação.
dc.description.abstractUtilizando como estudo de caso a política portuguesa "Iniciativa Novas Oportunidades", que se afirma enquanto política pública de lifelong learning, aferimos quais as práticas das agências locais de implementação nesta matéria, quais os factores que influíram, positiva ou negativamente, na dita partilha, e finalmente quais as percepções que os diversos actores tinham face à importância destas questões para o sucesso de um processo de implementação.
dc.description.abstractTendo então por base uma lógica de rede, na qual a interdisciplinaridade e a necessidade de coordenação inter-sectoriais se assumem como questões incontornáveis, foi-nos possível apreciar a importância da partilha de boas práticas para o sucesso do processo de implementação de uma política pública, através da análise dos pontos acima descritos.
dc.format.extent21 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherUniversidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Centro de Administração e Políticas Públicas
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 14-2009
dc.subjectPOLITICA PUBLICA
dc.subjectCONFLICTO DE INTERESES
dc.subjectSERVICIOS PUBLICOS
dc.subjectIMPLEMENTACION DE POLITICAS
dc.subjectGOBERNANZA
dc.subjectCONOCIMIENTO
dc.titleA partilha de conhecimento no sucesso dos processos de implementação de políticas públicas: uma aproximação à problemática
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 14
clad.keyMFN42475--42475
clad.key1KEY42475
clad.regionPORTUGAL
clad.md5f977cd1895876987f84435047407d3f6


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Except where otherwise noted, this item's license is described as Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int