Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRezende, Denis Alcides
dc.date.accessioned2018-09-02T06:07:08Z
dc.date.available2018-09-02T06:07:08Z
dc.date.issued2008-06
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/5636
dc.description.abstractO Planejamento Estratégico Municipal (PEM), o Plano Diretor da Cidade (PDC) e o Plano Plurianual Municipal (PPAM) são instrumentos de planejamento e de gestão de municípios e de prefeituras de importância inquestionável. Principalmente pelas dificuldades dos múltiplos recursos nos municípios, obediências à Constituição Federal e à Lei de Responsabilidade Fiscal, exigências do Estatuto da Cidade e Lei Orgânica Municipal e pelas pressões dos munícipes e dos interessados na cidade (atores sociais). Essas pressões podem ser minimizadas com a elaboração e a implementação do PEM, do PPAM e do PDC de forma participativa nos municípios, pois procuram propiciar o envolvimento comunitário dos cidadãos com seus anseios e ainda, descentralizar e compartilhar as decisões dos administradores locais. As questões físico-territoriais, econômicas, financeiras, administrativas, políticas, sociais, ambientais e de gestão têm constantemente desafiado os municípios.
dc.description.abstractO Plano Diretor da Cidade (PDC), o Plano Plurianual Municipal (PPAM) e o Planejamento Estratégico Municipal (PEM) podem contribuir com esses emergentes desafios. Os objetivos desse artigo são: propor formas de integração entre os projetos PDC, PPAM e PEM por meio de modelos, construtos e variáveis; demonstrar as relações entre os três projetos em um município paranaense; e apresentar a missão, macroobjetivos, estratégias municipais e outros componentes propostos e discutir as causas que ainda não permitiram sua implantação formal no município estudado. São sugeridos dois modelos de integração e uma metodologia PEM para o estudo elaborado.
dc.description.abstractA metodologia de pesquisa enfatiza um estudo de caso que confirma a integração proposta e a participação dos munícipes no PEM. Os três objetivos propostos foram alcançados e registrado no desenvolvimento do artigo que detalha as principais dificuldades para deixar o PEM formalmente inacabado. As contribuições estão direcionadas para o município pesquisado, para a academia e para outros municípios que podem estabelecer analogias. A conclusão reitera a relevância dos três projetos integrados e a importância da participação da sociedade civil na gestão municipal e na condução cotidiana das cidades.
dc.format.extent24 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Paraná
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 13-2008
dc.subjectPLANIFICACION ESTRATEGICA
dc.subjectPRESUPUESTO
dc.subjectPLANES MUNICIPALES
dc.subjectPLANES URBANOS
dc.subjectMUNICIPALIDADES
dc.subjectESTUDIO DE CASOS
dc.titlePlanejamento estratégico, plano diretor e o plano plurianual municipal: experiência de projeto formalmente inacabado em um município brasileiro
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 13 -Documento Libre
clad.keyMFN42018--42018
clad.key1KEY42018
clad.regionBRASIL
clad.md584a5805af4223f2a295dc47479a70891


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int