Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCosta, Josué Vieira da
dc.date.accessioned2018-09-02T05:58:31Z
dc.date.available2018-09-02T05:58:31Z
dc.date.issued2008-11
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/5119
dc.description.abstractA gestão de projetos, além de instrumento para assegurar a obtenção de metas e resultados associados ao planejamento, tem exercido um papel relevante na mudança da cultura das organizações públicas em busca da qualidade.
dc.description.abstractO Rio Grande do Sul tem se submetido a um intenso processo de ajuste das suas finanças para reverter um ciclo de baixa capacidade de financiamento de seus investimentos. A conseqüência da insuficiência de recursos para investir afetou sobremaneira o planejamento, a implantação e o gerenciamento de políticas governamentais.
dc.description.abstractAssim, o Governo estadual a partir de 2007 adotou um novo modelo de gestão. Utilizando metodologia, ferramentas gerenciais e um escritório para gerenciamento de projetos, com base no método PDCA e em marcos críticos, definiu os Programas Estruturantes, compostos por uma carteira de projetos, estabelecida a partir de um amplo processo de envolvimento dos níveis estratégico e gerencial do Governo.
dc.description.abstractA adoção desta prática pressupôs, em um primeiro momento, um processo de capacitação de gerentes e agentes públicos diretamente envolvidos em metodologias e em instrumentos de gestão, habilitando-os a operar como líderes de projeto e de processos de transformação, uma vez que a cada Programa Estruturante está associada uma agenda de modernização institucional.
dc.description.abstractPara assegurar o desempenho foi fundamental o estabelecimento de responsabilização dos agentes: gerentes de programas e de projetos e executores das ações, mediante contratualização de responsabilidades, por instrumento próprio; e a criação de um portal de gestão e de comunicação na internet, onde é dada transparência das realizações e são disponibilizadas oportunidades de participação da sociedade e das municipalidades nos projetos, permitindo-se assim a ampliação do controle social sobre a ação governamental.
dc.format.extent11 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherGoverno do Rio Grande do Sul. Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão. Departamento de Monitoramento de Projetos
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 13-2008
dc.subjectADMINISTRACION DE PROYECTOS
dc.subjectCALIDAD
dc.subjectPRODUCTIVIDAD
dc.subjectEFICIENCIA
dc.subjectMEJORAMIENTO DEL RENDIMIENTO
dc.subjectADMINISTRACION DE PROGRAMAS
dc.subjectSISTEMAS DE GESTION
dc.subjectPLANIFICACION DE PROYECTOS
dc.subjectPLANIFICACION DE PROGRAMAS
dc.titleA implantação do Escritório de Projetos como instrumento de gestão dos programas estruturantes do governo do Estado do Rio Grande do Sul
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 13
clad.keyMFN41496--41496
clad.key1KEY41496
clad.regionBRASIL
clad.md52e5dab555aec5c50627452d5d338b60f


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int