Show simple item record

dc.contributor.authorToscano, Thiago Coelho
dc.contributor.authorBarros de Souza, Pedro Bruno
dc.contributor.authorSantos Barrence, André Victor dos
dc.date.accessioned2018-09-02T05:58:30Z
dc.date.available2018-09-02T05:58:30Z
dc.date.issued2008-11
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/5118
dc.description.abstractO Governo do Estado de Minas Gerais implementou a partir de 2003 um novo modelo de gestão pública denominado "Choque de Gestão". Este modelo se baseia em 02 pilares fundamentais: de um lado, o equilíbrio fiscal e a recuperação da capacidade de investimento estatal; de outro, a modernização e inovação da gestão pública. Minas Gerais estabeleceu como premissa o gerenciamento intensivo de projetos (GP), sendo definida uma carteira de projetos estruturadores, os quais compreenderiam ações prioritárias que representassem o foco estratégico de atuação estatal. Ainda em 2003, foi criado o Escritório Central de Projetos, tendo como principal atribuição o monitoramento intensivo da carteira recém criada.
dc.description.abstractPassados 4 anos da implantação do PMO Central, em 2007 a carteira de projetos estruturadores foi revista e ampliada de 33 para 57 projetos, o que determinou um crescimento expressivo de recursos destinados a esta categoria de projetos. Isto ocorreu como conseqüência dos resultados satisfatórios obtidos e do esforço de aderência do orçamento à estratégia de governo, consolidando o modelo de gerenciamento intensivo como uma das principais formas de atuação estatal na busca de resultados expressivos para a sociedade. Isto posto, pretende-se apresentar a experiência do PMO Central do Estado de Minas Gerais e propor algumas reflexões acerca do caminho percorrido até se chegar ao modelo de gestão de projetos vigente e do desafio de aperfeiçoá-lo de maneira a se atingir um nível de maturidade organizacional que assegure o sucesso dos projetos governamentais.
dc.description.abstractTal desafio perpassa não apenas a existência de um escritório central, mas a difusão da metodologia de GP no Estado através de Escritórios Setoriais e a promoção de um maior alinhamento entre estes últimos e o PMO Central. Coloca-se como principal objetivo deste trabalho analisar o processo de incremento da maturidade em gerenciamento de projetos vislumbrado em Project Management Offices - PMOs implantados no setor público, tendo como referência o Escritório Central de Projetos do Estado de Minas Gerais. Para tanto, utilizar-se-ão os fatores críticos de sucesso aplicados à maturidade como principais fundamentos teóricos.
dc.format.extent21 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherGoverno do Estado de Minas Gerais. Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 13-2008
dc.subjectGESTION PUBLICA
dc.subjectSISTEMAS DE GESTION
dc.subjectMODELOS
dc.subjectCAPACIDAD GERENCIAL
dc.subjectADMINISTRACION DE PROYECTOS
dc.subjectMETODOLOGIA
dc.subjectESTRATEGIA ADMINISTRATIVA
dc.subjectDESARROLLO ORGANIZACIONAL
dc.titleA experiência do 'Project Management Offices' Central do Estado de Minas Gerais: a busca da maturidade em gerenciamento de projetos governamentais
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 13
clad.keyMFN41495--41495
clad.key1KEY41495
clad.regionBRASIL
clad.md5cf1ae6bf09dd4da17a7ec1fae706f556


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Except where otherwise noted, this item's license is described as Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int