Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSaravia, Enrique J.
dc.date.accessioned2018-09-02T05:55:25Z
dc.date.available2018-09-02T05:55:25Z
dc.date.issued2007-10
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/4931
dc.description.abstractA prática da função pública sofreu dois grandes desafios nas últimas décadas: as políticas de diminuição da máquina estatal destinadas a reduzir o déficit orçamentário e, em geral, a despesa pública e a necessidade de se adequar às transformações dos sistemas produtivos e à conseqüente mudança das formas de emprego. O conceito de flexibilização orientou a discussão sobre os sistemas de emprego do Estado.
dc.description.abstractNo Brasil, a Constituição Federal de 1988 determina a instituição de planos de carreira em todos os níveis de governo, inclusive na atividade administrativa desenvolvida pelo Legislativo e pelo Judiciário.
dc.description.abstractA previsão de planos de carreira, enseja a profissionalização do funcionário público, cujos objetivos são: a) criar um corpo permanente altamente capacitado e imune às alterações dos quadros políticos que são inerentes ao regime democrático; b) assegurar a continuidade das ações administrativas, dando a cada cidadão a certeza do regular funcionamento dos serviços públicos, a despeito das mudanças políticas; c) melhorar a qualidade dos serviços públicos, como decorrência da capacitação e da permanente evolução técnica dos servidores públicos e, d) garantir a moralidade das ações administrativas, em face das responsabilidades e das garantias conferidas aos servidores.
dc.description.abstractA tradição na administração pública brasileira tem sido a de cargos vinculados a ocupações e profissões, com limites definidos de maneira rígida. Essa posição ainda prevalece, mas começa a ser abandonada. De fato, algumas leis já vêm admitindo o cargo amplo.
dc.description.abstractO propósito deste trabalho é conceituar o sistema de carreira como característica de uma administração pública profissional, mencionar as diversas formas de estruturação dos cargos públicos adotadas por diferentes países e, finalmente, analisar a experiência do Brasil neste modo de organizar seus funcionários.
dc.format.extent23 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherFundação Getulio Vargas. Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 12-2007
dc.subjectFUNCION PUBLICA
dc.subjectCARRERA ADMINISTRATIVA
dc.subjectMARCO JURIDICO
dc.subjectANALISIS COMPARATIVO
dc.subjectPERSPECTIVAS
dc.titleO sistema de carreira no setor público brasileiro: descrição, análise comparativa e perspectivas
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 12
clad.keyMFN40899--40899
clad.key1KEY40899
clad.notesPublicado también en el libro Perspectivas, desafíos e innovaciones en la gestión pública: personas, conocimientos y estructuras en la innovación de la gestión de las políticas públicas, editado por la Jefatura de Gabinete de Ministros de Argentina, pp. 45-74 (2007)
clad.regionBRASIL
clad.md5dec9046e54b6a9db0c2dc7e24a22f7d0


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int