Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCaiuby, Rogério Desio
dc.date.accessioned2018-09-02T05:55:06Z
dc.date.available2018-09-02T05:55:06Z
dc.date.issued2007-10
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/4910
dc.description.abstractO presente trabalho busca sustentar que o "problema do cliente" é que este nem sempre tem noção clara do problema que busca resolver ao contratar consultoria. A visão do problema é a principal questão que envolve o cliente de consultoria no setor público. Seja a priori ou a posteriori, a capacidade do cliente em pensar criticamente sua realidade e definir qual o problema/oportunidade a ser objeto de atenção é um fator crítico de sucesso.
dc.description.abstractO texto sugere que a maior parte dos clientes de consultoria no setor público tende a desenvolver uma visão reducionista do problema, usualmente identificado com uma situação fiscal restritiva - que o leva a uma busca de soluções pontuais que, embora necessárias se pensadas em um contexto maior, usualmente conduzem a situações ainda mais restritivas e paralisantes em termos de resultados. As palavras de ordem, que revelam esta síndrome de percepção reducionista sobre os problemas do setor público, são ajuste fiscal, cortes, economia, eficiência. Embora evoquem ações necessárias, a grande questão é estarem limitadas a isto.
dc.description.abstractNão há uma precedência da estratégia, reveladora de uma percepção de problemas a partir da visão de futuro. A apresentação buscará sustentar que uma visão reducionista do problema obscurece a problematização parametrizada na visão de futuro, que deveria servir de referência para a construção de estratégias integradas de ação mais propensas ao bom aproveitamento de trabalhos de consultoria.
dc.description.abstractPara tanto, o raciocínio apresentado neste documento estará subdividido nos seguintes tópicos: a) a evolução dos desafios para os processos de gestão (um paralelo com o setor privado, versando sobre a evolução da visão de estabilização - curto prazo - para um ambiente de transformação - visão de longo prazo); b) apresentação dos desafios para a implementação de políticas públicas com visão de longo prazo (segundo Marini e Marins, adaptado de Robert Kaplan e David Norton); e c) apresentação dos princípios trabalhados por organizações que tiveram sucesso na priorização e execução das ações transformadoras.
dc.format.extent10 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherSymnetics Balanced Scorecard Collaborative
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 12-2007
dc.subjectCONSULTORIA
dc.subjectRELACIONES CON LOS ADMINISTRADOS
dc.subjectRELACIONES CON LOS USUARIOS
dc.subjectATENCION AL PUBLICO
dc.subjectSECTOR PUBLICO
dc.subjectTEORIA DE LA ADMINISTRACION PUBLICA
dc.titleO problema do cliente: a visão do problema e o problema da visão
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 12
clad.keyMFN40878--40878
clad.key1KEY40878
clad.md52e03c109038f4584f34f353afa27e7bd


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int