Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAcselrad, Oscar
dc.contributor.authorGhelman, Silvio
dc.date.accessioned2018-09-02T05:54:43Z
dc.date.available2018-09-02T05:54:43Z
dc.date.issued2007-10
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/4884
dc.description.abstractA contratualização de desempenho institucional tem sido utilizada no Brasil, assim como em outros países, como mecanismo de implantação do modelo de gestão pública por resultados. Além de promover a eficiência e a efetividade institucional, os contratos de gestão firmados no setor público, tem sido apontados como importante ferramenta de aperfeiçoamento do sistema interno de gestão das organizações públicas e de alinhamento estratégico às diretrizes governamentais.
dc.description.abstractEste artigo relata a experiência concreta de contratualização de desempenho institucional do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - Inmetro, autarquia federal que, em 1998, firmou contrato de gestão com seu órgão supervisor, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, com a interveniência do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e Ministério da Fazenda, com vistas à obtenção de autonomias administrativas em sua gestão. O contrato de gestão do destaca-se Inmetro tanto pela qualidade dos seus indicadores de desempenho - de efetividade, eficácia e eficiência - quanto pela seriedade com a qual a Instituição tem buscado alcançar e superar as metas estabelecidas.
dc.description.abstractOutro dimensão da experiência do Inmetro, relatada no presente artigo é a implantação de um sistema de avaliação do desempenho individual dos servidores da autarquia, atrelado ao desempenho institucional e a proposição de um plano de cargos e carreiras que fortaleça os processos finalísticos da Instituição.
dc.description.abstractO relato da experiência do Inmetro traz uma análise crítica dos pontos fortes da contratualização, aspectos críticos de natureza técnica e política e, principalmente, uma avaliação objetiva dos impactos positivos produzidos pelo mecanismo no sistema de gestão da entidade, ao longo desses quase nove anos de aplicação.
dc.format.extent16 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherInstituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 12-2007
dc.subjectGESTION POR RESULTADOS
dc.subjectCONTRATOS DE GESTION
dc.subjectEVALUACION DEL RENDIMIENTO
dc.subjectRENDIMIENTO DEL PERSONAL
dc.subjectPERSONAL PUBLICO
dc.subjectSISTEMAS DE GESTION
dc.subjectMETROLOGIA
dc.subjectCALIDAD
dc.subjectESTUDIO DE CASOS
dc.titleO impacto da contratualização de desempenho institucional e individual no sistema de gestão das organizações públicas: relato da experiência do Inmetro
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 12
clad.keyMFN40852--40852
clad.key1KEY40852
clad.regionBRASIL
clad.md550311aa43cccdd6731fd1891d17fb9bc


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int