Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCunha, Augusto Paulo Guimaraes
dc.date.accessioned2018-09-02T05:54:30Z
dc.date.available2018-09-02T05:54:30Z
dc.date.issued2007-10
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/4870
dc.description.abstractAs reformas do Estado e da Administração Pública ocuparam durante os anos 1980 e 1990 lugares destacados na agenda dos governos latino-americanos. Decorridos quase vinte anos de esforços reformistas, o balanço, ao menos no caso brasileiro, parece decepcionante. Apesar de sucessos eventuais, nas áreas de controle dos gastos e arrecadação tributária, o saldo da onda de mudanças ficou bem aquém do desejável no que respeita a melhoria da qualidade na prestação de serviços públicos, especialmente nas áreas sociais - educação, saúde, assistência social e previdência - e de infra-estrutura.
dc.description.abstractAs explicações para o fracasso são as mais variadas, ora enfatizando o desenho inadequado das políticas de reforma, ora os erros em seu gerenciamento, ora a existência de obstáculos institucionais ou a resistência dos burocratas e políticos.Estudos recentes passaram a realçar o papel da cultura organizacional das organizações estatais como um dos principais fatores de inibição das mudanças.
dc.description.abstractO texto aqui apresentado inscreve-se na vertente culturalista. Sugere que os esforços de reforma fracassam no Brasil porque os defensores e gestores das reformas partilham uma visão comum do Estado e do mundo social, marcada pelo paternalismo, clientelismo, formalismo e autoritarismo, a qual contamina a concepção e a prática das políticas de mudança por eles preconizadas no setor público estatal. Em função disso, as reformas propugnadas desencadeiam uma sadia reação de ceticismo e até mesmo de antagonismo por parte dos servidores públicos situados nos níveis hierárquicos mais baixos, sem os quais qualquer mudança simplesmente não acontece, e dos cidadãos dos degraus mais baixos da pirâmide social.
dc.description.abstractTrata-se de ações e reações condicionadas por representações culturais e práticas vigentes na sociedade brasileira desde a colonização, as quais se cristalizaram no processo de formação do Estado nacional, ao longo do século XIX. Investigar a gênese dessas representações e das práticas por elas orientadas indica que as políticas reformistas e as controvérsias por elas desencadeadas estão diretamente vinculadas ao esforço de elites políticas e administrativas para impor aos demais grupos sociais determinados modelos de organização do Estado e de suas relações com a Sociedade.
dc.description.abstractExaminar as representações e as práticas dos construtores do Estado nacional brasileiro, no século passado, oferece a oportunidade de entender possíveis linhas de continuidade e ruptura no pensamento das elites políticas brasileiras, seus efeitos sobre as invenções institucionais, os limites de tais criações e as razões para a sua falta de efetividade ou credibilidade.
dc.description.abstractDestaque-se também que centrar o estudo do século XIX não é um mero exercício de história, mas uma tentativa de investigação arqueológica das representações dos grupos dirigentes do Brasil. Se o Brasil parece continuar sempre o mesmo, apesar de tantas mudanças, uma explicação plausível pode residir na continuidade de velhas concepções de mundo social.
dc.format.extent23 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherInstituto Brasileiro de Administração Pública e Apoio Universitário do Rio de Janeiro
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 12-2007
dc.subjectREFORMA ADMINISTRATIVA
dc.subjectMODERNIZACION DE LA GESTION PUBLICA
dc.subjectGESTION POR RESULTADOS
dc.subjectSERVICIOS PUBLICOS
dc.subjectPODER POLITICO
dc.subjectANALISIS HISTORICO
dc.titleGestão por resultado no serviço público brasileiro: limites e possibilidades
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 12
clad.keyMFN40838--40838
clad.key1KEY40838
clad.regionBRASIL
clad.md57448671a9506902e65fc7dfefb20bf67


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int