Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorBandeira de Przelomski, Mariana Lima
dc.date.accessioned2018-09-02T05:53:55Z
dc.date.available2018-09-02T05:53:55Z
dc.date.issued2007-10
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/4831
dc.description.abstractConsiderando o contexto universitário, é possível afirmar que a responsabilidade social é inerente a sua função social: a universidade é também responsável pela construção axiológica da sociedade, uma vez que a primeira serve a segunda. Essa responsabilidade pode assumir diversas dimensões no cenário contemporâneo, especialmente se analisamos as políticas educacionais que sustentam as práticas das universidades.
dc.description.abstractA pesquisa empírica foi desenvolvida no Peru, e a coleta de dados foi feita por meio de entrevistas a um grupo de docentes das principais universidades peruanas, públicas e privadas. A análise de discurso serviu como apoio metodológico no processamento das informações. Identificaram-se práticas descentralizadas que muitas vezes atuam como mecanismos micro institucionais que ajustam às regras institucionais macro às realidades de cada região.
dc.description.abstractA investigação empírica foi desenvolvida no Peru, durante os anos de 2004 e 2005, sendo parte do trabalho de tese de doutoramento. Entendendo ser um estudo exploratório, se apoiou em pesquisa bibliográfico-documental e de campo e, como resultado final, apresenta algumas problematizaçoes sobre o tema. Os achados apontam para um campo diverso, imerso em contradições e conflitos de interesses, princípios e valores. As práticas descentralizadas - por meio da percepção dos docentes entrevistados, atuam como mecanismos micro institucionais e revelam, em certos contextos, alguma consciência sobre as contradições com relação aos discursos macro institucionais - a partir da perspectiva da gestão pública do país.
dc.description.abstractA universidade, tradicionalmente, tende a dar maior importância ao ambiente institucional, mas o que se observa no momento atual, dentro do universo investigado, são valores técnicos e instrumentais predominantes. A controversa discussão que emerge daí reside no questionamento sobre a responsabilidade de políticas públicas que vem apoiando, cada vez mais, a mercantilizaçao do ensino. Este trabalho possui, assim, o propósito de articular a configuracao atual dos discursos de responsabilidade social presentes no contexto universitário com as políticas atuais de educação superior.
dc.format.extent24 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherUniversidad Andina Simón Bolívar. Maestría en Desarrollo del Talento Humano
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 12-2007
dc.subjectRESPONSABILIDAD SOCIAL
dc.subjectUNIVERSIDADES
dc.subjectPOLITICA PUBLICA
dc.titleArticulando e discutindo responsabilidade social com políticas públicas: o caso peruano
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 12
clad.keyMFN40799--40799
clad.key1KEY40799
clad.regionPERU
clad.md51e621e24d9938098a9399b8424ad5cf1


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int