Mostrar registro simples

dc.contributor.authorQuinhões, Trajano Augustus Tavares
dc.date.accessioned2018-09-02T05:53:41Z
dc.date.available2018-09-02T05:53:41Z
dc.date.issued2007-10
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/4815
dc.description.abstractEsse artigo faz uma análise da articulação de programas e ações complementares como forma de desenvolvimento de capacidades das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, com vistas à sua emancipação do programa e sua subseqüente inclusão social, e a contribuição do controle social nesse processo. Estima-se que 25% das famílias brasileiras vivam em situação de pobreza e 10% em situação de extrema pobreza. Tais famílias se encontram em uma situação de vulnerabilidade que não se restringe à insuficiência de renda para suprir suas necessidades básicas, mas também pela falta de condições para inserirem-se no mercado de trabalho ou desenvolverem formas alternativas de geração de renda compatíveis com uma existência digna. O combate à pobreza encontra um desafio adicional no Brasil: a persistente desigualdade social que se expressa, dentre outras formas, em uma elevada concentração de renda.
dc.description.abstractPromover políticas sociais de impacto efetivo e duradouro torna-se então um desafio, principalmente quando se trata de questões históricas e persistentes, como é o caso da pobreza no país. Assim, a superação da pobreza, da desigualdade e da exclusão social não pode ser tarefa de um único ente da Federação e muito menos de um programa. Por isso, há a necessidade de serem conjugados de esforços de atores como governo e sociedade, mediante a pactuação de ações, o compartilhamento de responsabilidades e a gestão participativa, aliadas a uma estratégia intersetorial, na qual todas as unidades da federação estabeleçam uma relação virtuosa entre políticas e programas sociais e econômicos, aumentando a capacidade de resposta frente à pobreza, haja vista a diversidade de condições e realidades encontradas no país.
dc.description.abstractO Programa Bolsa Família (PBF), lançado em outubro de 2003, compõe uma das estratégia do governo para o fortalecimento da agenda de combate à pobreza, na medida em que busca articular as políticas sociais para a emancipação sustentada das famílias beneficiárias. O Programa está hoje presente em todos os 5.564 municípios brasileiros e no Distrito Federal, beneficiando no último mês de maio, 11,1 milhões de famílias, ou cerca de 44,4 milhões de pessoas.
dc.description.abstractA desenvolvimento de programas e de ações complementares à transferência de renda e a previsão e o incentivo ao controle social do PBF são dois elementos centrais no desenho do Bolsa Família e constituem-se em desafios chave para a gestão das políticas públicas instigando a capacidade dos governos de fornecerem à sociedade respostas integradas frente às demandas sociais. Essas duas diretrizes estão apoiadas na idéia de que a realidade é complexa e que os problemas e desigualdades sociais são fenômenos multidimensionais que demandam um esforço integrado entre o governo e a sociedade para lograrem sucesso na elaboração de respostas.
dc.format.extent19 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherMinistério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Renda da Cidadania
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 12-2007
dc.subjectPROGRAMAS SOCIALES
dc.subjectCONTROL SOCIAL
dc.subjectSUBSIDIOS FAMILIARES
dc.subjectPOBREZA
dc.subjectPOLITICA SOCIAL
dc.titleUm panorama geral das inovações do Programa Bolsa Família relativas ao controle social e aos programas complementares
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 12
clad.keyMFN40783--40783
clad.key1KEY40783
clad.regionBRASIL
clad.md5b588fc1089052fc266fcf24aec83242a


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int