Show simple item record

dc.contributor.authorKawatoko, Marcelo Ferreira
dc.contributor.authorPrado, Wladimir Martins do
dc.contributor.authorSilva, João Rafael Calvo da
dc.contributor.authorGuimarães, Carla Lacerda
dc.date.accessioned2018-09-02T05:53:38Z
dc.date.available2018-09-02T05:53:38Z
dc.date.issued2007-10
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/4812
dc.description.abstractA Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), através do seu Observatório de Política Social (OPS), vem realizando amplo esforço para mensurar e avaliar o impacto de seus programas junto às populações atendidas. O OPS é a coordenadoria instituída para trabalhar articulado com os sistemas de monitoramento e avaliação correspondentes das esferas Municipal, Estadual e Federal.
dc.description.abstractAtendendo aos princípios da Nova Gestão Pública, e as determinações do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a SMADS deixa de ser orientada para o controle de processos e gestão de procedimentos de execução das ações de assistência para avançar rumo à regulação e formulação da Política de Desenvolvimento Social, com vistas à obtenção de resultados. Esta orientação leva o OPS a se instrumentalizar para a gestão da informação, construindo elementos para a avaliação da referida política e mantendo permanente monitoramento sobre os serviços prestados aos usuários, sejam eles diretos ou conveniados.
dc.description.abstractO sucesso dessas iniciativas depende de um processo de produção, organização, análise e disseminação de informações sobre os serviços socioassistenciais existentes, uma vez que apenas com a avaliação das ofertas e das demandas existentes será possível tomar as decisões adequadas, garantindo eficiência, eficácia e efetividade no que se refere à administração e ao planejamento de políticas sociais.
dc.description.abstractO paper detalha o processo instaurado no Observatório de Políticas Sociais da SMADS com a racionalização dos instrumentos de obtenção de dados, aumentando a coerência e a coesão entre os dados e melhorando assim, a capacidade de elaboração de informações. Buscou-se ainda, tabular estes dados por meio de tecnologias estatísticas e computacionais, levando à gradativa automação dos procedimentos.
dc.description.abstractO paper demonstra a Hoje, temos implantados um sistema de controle de dados, um banco de organizações prestadoras de serviços para a área de assistência social na Cidade de São Paulo e um módulo gerencial do Sistema de Monitoramento da População em Situação de Rua.
dc.format.extent24 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherPrefeitura da Cidade de São Paulo. Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 12-2007
dc.subjectPOLITICA SOCIAL
dc.subjectPOLITICA DE BIENESTAR SOCIAL
dc.subjectADMINISTRACION DE POLITICAS
dc.subjectGRUPOS VULNERABLES
dc.subjectPERSONAS SIN HOGAR
dc.subjectPUBLICO NO ESTATAL
dc.subjectSERVICIOS SOCIALES
dc.subjectRELACIONES ESTADO Y SOCIEDAD
dc.subjectMODERNIZACION DE LA GESTION PUBLICA
dc.subjectSEGURIDAD SOCIAL
dc.subjectESTUDIO DE CASOS
dc.titleInovação de gestão em Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social: por uma administração pública gerencial
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 12
clad.keyMFN40780--40780
clad.key1KEY40780
clad.regionBRASIL
clad.md539526b900659220c7e8521671048d1e3


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Except where otherwise noted, this item's license is described as Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int