Show simple item record

dc.contributor.authorCosta, Carla Margarida Barroso Guapo da
dc.date.accessioned2018-09-02T05:53:36Z
dc.date.available2018-09-02T05:53:36Z
dc.date.issued2007-10
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/4810
dc.description.abstractNum contexto de globalização e complexidade e incerteza acrescidas, com requisitos cada vez mais exigentes a nível de competitividade, a internacionalização das economias nacionais é um factor de importância determinante na promoção da competitividade das mesmas. Essa internacionalização, pela via do comércio externo e, cada vez mais, pela via do investimento internacional, é desenvolvida pelos agentes económicos individuais, nomeadamente empresas transnacionais, que desenvolvem estratégias autónomas de procura de competitividade e ganhos de produtividade.
dc.description.abstractNo entanto, a prossecução destas estratégias individuais acaba por se reflectir na competitividade global dos países de origem desses agentes económicos, trazendo à reflexão o papel das políticas públicas na concepção da arquitectura estratégica que permita desenvolver um ambiente favorável à expansão internacional das empresas nacionais nos mercados internacionais, assim como a formação de factores internos de atracção de investimento estrangeiro para o território nacional.
dc.description.abstractO enquadramento fornecido pelas novas políticas de apoio à internacionalização tem, necessariamente, de desempenhar um papel pró-activo, através da construção de redes de diplomacia económica, assentes na articulação entre agências públicas e entidades privadas, nacionais e internacionais, que forneçam aos investidores informações estratégicas no sentido de identificar oportunidades de mercado, avaliação de risco e alianças com empresas e estados estrangeiros.
dc.format.extent12 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherUniversidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Centro de Administração e Políticas Públicas
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 12-2007
dc.subjectECONOMIA INTERNACIONAL
dc.subjectPOLITICA PUBLICA
dc.subjectPOLITICA INTERNACIONAL
dc.subjectEMPRESAS MULTINACIONALES
dc.subjectPOLITICA EXTERIOR
dc.subjectADMINISTRACION DE RELACIONES EXTERIORES
dc.titleAs novas políticas públicas de apoio à internacionalização das economias como factor de construção da competitividade internacional dos países
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 12
clad.keyMFN40778--40778
clad.key1KEY40778
clad.regionPORTUGAL
clad.md5a241192af62d7db900a50026e0554322


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Except where otherwise noted, this item's license is described as Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int