Show simple item record

dc.contributor.authorNeves, Bárbara Barbosa
dc.date.accessioned2018-09-02T05:49:23Z
dc.date.available2018-09-02T05:49:23Z
dc.date.issued2007-11
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/4533
dc.description.abstractEsta comunicação analisa e apresenta os resultados empíricos de uma investigação sobre os projectos locais "Cidades e Regiões Digitais", iniciativas que englobam a autarquia, mas igualmente outras instituições e entidades do território a que se referem. As cidades e regiões digitais que especificamente abordamos, na medida em que, existem outras variantes, integram maioritariamente projectos de governo electrónico, inserindo-se numa estrutura de iniciativa digital regional.
dc.description.abstractA cidade e a região digital são representadas, numa aproximação simplificada, por um sítio electrónico ou um conjunto de sítios electrónicos que reproduzem a cidade física on-line, agrupando numa plataforma digital, a sua informação, os seus acontecimentos, as suas relações institucionais, estatais e comunitárias e promovendo a interacção entre os diversos actores locais (cidadãos, empresas, município, entidades e associações). Contudo, a definição destes projectos é indubitavelmente mais complexa, pois com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação, englobam a modernização autárquica (alteração de práticas, rotinas e modos de procedimentos; aumento de eficiência e eficácia; redução de custos e melhor serviço aos cidadãos); a dinamização e inovação regional; as infra-estruturas e acessibilidades digitais; a formação e a mobilização para a nova Era. Os seus objectivos gerais são criar competências regionais aplicadas que concebam valor económico para a região, ampliem a qualidade de vida dos seus cidadãos, forneçam um meio para o exercício da cidadania, tornando-se um ponto de acesso de informação e de centros de decisão locais e impulsionem a competitividade das suas empresas e o seu desenvolvimento sustentado.
dc.description.abstractO nosso estudo de caso múltiplo de uma cidade e de uma região digital portuguesa (Gaia Global e Aveiro Digital) baseia-se numa triangulação metodológica, que assenta em e-questionários, e-entrevistas, entrevistas e avaliação dos respectivos sítios electrónicos.
dc.format.extent26 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherUniversidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Centro de Administração e Políticas Públicas
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 12-2007
dc.subjectADMINISTRACION ELECTRONICA
dc.subjectADMINISTRACION LOCAL
dc.subjectREGIONES
dc.subjectCIUDAD
dc.subjectSOCIEDAD DE LA INFORMACION
dc.subjectGESTION DEL CONOCIMIENTO
dc.titleAs cidades e regiões digitais: governação e comunidade na sociedade da informação e do conhecimento
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 12
clad.keyMFN40501--40501
clad.key1KEY40501
clad.regionPORTUGAL
clad.md557529629655f6f12dfdbc012abfc7ba3


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Except where otherwise noted, this item's license is described as Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int