Mostrar registro simples

dc.contributor.authorArantes, Rafael Setúbal
dc.date.accessioned2018-09-02T05:47:34Z
dc.date.available2018-09-02T05:47:34Z
dc.date.issued2006-11
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/4409
dc.description.abstractO artigo tem o objetivo de demonstrar o arcabouço técnico e político que fundamentam o processo de adoção do uso do poder de compra do Estado nas políticas de compras públicas do Brasil, enfatizando os princípios, objetivos, desafios e principais ações implementadas e em desenvolvimento.
dc.description.abstractInicialmente o artigo faz uma exposição sobre a evolução do entendimento sobre o uso do poder de compra do Estado no Brasil e das experiências internacionais que serviram de fundamentação teórica para o desenvolvimento das ações.
dc.description.abstractPor fim, trata dos aspectos fundamentais dessa nova política de compras públicas no Brasil, levantando as principais ações de uso do poder de compra do Estado como instrumento de política industrial e social, objetivando a geração de emprego e renda e o desenvolvimento local, tendo como principal público alvo as pequenas e microempresas (MPE's). A iniciativa brasileira espelha-se nas experiências internacionais, em especial a norte-americana e sul africana, e sustenta-se em três pilares: i) alteração da legislação de compras para permitir o direcionamento das compras públicas para os públicos-alvos selecionados; ii) o uso de tecnologias da informação nas licitações, acompanhado de políticas de inclusão digital, objetivando a redução dos custos para participação nas licitações; e iii) maior planejamento das compras públicas, permitindo a maximização do uso do poder de compra, na consideração de questões de indução da qualidade e inovação tecnológica, formação de arranjos produtivos locais, parcerias e consórcios e melhoria da competitividade interna como estágio preparatório para a competição internacional.
dc.format.extent13 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherMinistério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação. Departamento de Logística e Serviços Gerais
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 11-2006
dc.subjectCOMPRA GUBERNAMENTAL
dc.subjectANALISIS DE IMPACTO
dc.subjectDESARROLLO LOCAL
dc.titleO uso do poder de compra do Estado para a geração de emprego e renda e o desenvolvimento local
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 11
clad.keyMFN39011--39011
clad.key1KEY39011
clad.notesEl CEDAI del CLAD dispone de una versión mejorada y ampliada. Ver CLAD 00644.08
clad.regionBRASIL
clad.md56c8c358bc1eee5a5bcf1f8bba93c6851


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int