Show simple item record

dc.contributor.authorSouza, Regina Luna Santos de
dc.date.accessioned2018-09-02T05:42:21Z
dc.date.available2018-09-02T05:42:21Z
dc.date.issued2006-11
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/4043
dc.description.abstractPara que as organizações públicas consigam fazer melhor uso do capital intelectual desenvolvido internamente, vem-se exigindo cada vez mais dos servidores/funcionários que aprendam a resolver problemas e a usar a criatividade e capacidade de aprendizagem, buscando sempre modernizar os procedimentos e regras estabelecidos. Tem sido cada vez mais freqüente que se agrupem equipes em projetos multidisciplinares, exigindo-se de todos os servidores algum tipo de especialidade funcional, proporcionando também o desenvolvimento de uma perspectiva generalista.
dc.description.abstractEssa demanda entra em confronto com a tradicional categorização de cargos na Administração Pública Brasileira, o que vem provocando, no âmbito de diversas organizações, da Administração Direta, Autárquica, Fundacional ou de empresas públicas a apresentação de propostas de Planos de Cargos e Salários com cargos de natureza mais generalista convivendo com cargos mais especializados. Uma "novidade" nesse aspecto tem sido a apresentação de propostas que levem em consideração a capacidade crescente de geração de conhecimento dos servidores/funcionários, aliadas à análise do desenvolvimento da Maturidade Profissional. Esta, por sua vez, pode ser definida como a capacidade potencial para desempenhar com sucesso uma determinada função e produzir os resultados que a organização espera. Esta capacidade potencial para produzir resultados é determinada por uma série de fatores, denominados Fatores de Maturidade Profissional. A definição destes fatores, bem como a influência relativa de cada um deles na Maturidade Profissional, depende da natureza das atividades que cada empregado executa. Na prática, costuma-se definir Fatores de Maturidade e pesos relativos por Grupo Ocupacional ou Carreira.
dc.description.abstractNeste paper, discute-se a experiência recente observada nas organizações vinculadas ao Ministério de Minas e Energia, destacando-se propostas que, além da consideração do que seriam as tradicionais características de sistemas de carreira (experiência profissional, tempo de serviço, nível de instrução, treinamento/capacitação específico) assumem igualmente outros fatores tais como experiência gerencial e na coordenação de projetos e inovam igualmente na avaliação desta maturidade, com reflexos no avanço na carreira e na remuneração.
dc.format.extent28 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherMinistério das Minas e Energia. Secretaria Executiva
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 11-2006
dc.subjectFUNCION PUBLICA
dc.subjectEVALUACION DEL PERSONAL
dc.subjectSISTEMA DE MERITOS
dc.subjectPROBLEMA DE LA FUNCION PUBLICA
dc.subjectCARRERA ADMINISTRATIVA
dc.subjectANALISIS HISTORICO
dc.subjectGESTION DEL CONOCIMIENTO
dc.subjectEMPRESAS PUBLICAS
dc.titleGestão do conhecimento e propostas de planos de cargos nas organizações públicas: a avaliação da maturidade profissional
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 11
clad.keyMFN38647--38647
clad.key1KEY38647
clad.regionBRASIL
clad.md5fb2b282468b1209b1958b0e87b3c0241


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Except where otherwise noted, this item's license is described as Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int