Show simple item record

dc.contributor.authorTocchetto, Marta Regina Lopes
dc.contributor.authorPereira, Lauro Charlet
dc.contributor.authorTocchetto, André Lopes
dc.date.accessioned2018-09-02T05:41:33Z
dc.date.available2018-09-02T05:41:33Z
dc.date.issued2005-10
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/3987
dc.description.abstractAs exigências da legislação influenciam, de forma determinante a implantação de estratégias de gestão ambiental nas empresas. Diversos estudos comprovam que a mudança de comportamento das empresas está condicionada mais fortemente às contingências externas como, pressão da comunidade, custos financeiros, legislação do que devido às internas, como conscientização. Mesmo considerando a importância da adoção de medidas para prevenção de danos ambientais, a maioria das empresas considera que mudanças de tecnologias ou de processos acarretam elevação de custos financeiros, trazendo como conseqüência perda de competitividade. Como objetivo, o trabalho buscou identificar a influência da legislação ambiental como ferramenta para o alcance da sustentabilidade. Para a realização da pesquisa foram escolhidas empresas com atividade galvânica devido ao alto impacto ambiental causado pelo processo, como a geração de efluentes líquidos, resíduos sólidos (lodo galvânico) e emissões gasosas, com alta concentração de metais pesados.
dc.description.abstractA metodologia adotada para a pesquisa foi a investigativa, através do estudo de caso. O estudo foi realizado em cinco grandes empresas do Rio Grande do Sul, no período de abril a setembro de 2003. Os resultados mostraram que a legislação ambiental foi o principal fator motivador para as empresas abandonarem uma postura essencialmente reativa. Verificou-se também, que com a adoção de estratégias ambientais, houve uma maior segurança legal e redução de custos decorrentes do tratamento e disposição de resíduos. A pesquisa permitiu constatar que a legislação ambiental quando construída à luz da sustentabilidade, induz as empresas a implantarem sistemas de gestão mais completos, ou seja, fundamentados na prevenção. Assim conclui-se que: a) um maior rigor no cumprimento da legislação induz as empresas modificarem processos, substituir tecnologias tradicionais por alternativas mais limpas; b) a implantação de estratégias de gestão proporciona benefícios como: maior segurança legal; redução de custos de tratamento e de disposição; aumento de produtividade e de competitividade; além de criar um ambiente favorável à inovação e à sustentabilidade.
dc.format.extent12 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Maria. Departamento de Química
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 10-2005
dc.subjectLEGISLACION AMBIENTAL
dc.subjectGESTION AMBIENTAL
dc.titleLegislação ambiental: ferramenta de gestão para o alcance da sustentabilidade
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 10 -Documento Libre
clad.keyMFN37593--37593
clad.key1KEY37593
clad.regionBRASIL
clad.md53fd1dbf8b28a4705a10869fdd6666abb


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Except where otherwise noted, this item's license is described as Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int