Show simple item record

dc.contributor.authorSantos, Paulo Ricardo Godoy dos
dc.contributor.authorOdelius, Catarina Cecília
dc.date.accessioned2018-09-02T05:39:47Z
dc.date.available2018-09-02T05:39:47Z
dc.date.issued2005-10
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/3854
dc.description.abstractEste artigo apresenta estudo realizado junto a duas organizações da Administração Pública Federal direta brasileira cujo objetivo principal foi identificar aspectos associados aos níveis organizacional, gerencial e individual de que influenciam a efetividade dos sistemas de avaliação de desempenho.
dc.description.abstractQuestionário aplicado a 523 servidores (avaliadores e avaliados) indicou, por meio de Análise Fatorial, a existência de quatro componentes principais denominados de Requisitos e Resultados de uma AD Efetiva (RRADE), Preparo, Ação e Prioridades Gerenciais (PAPG), Impacto sobre o Indivíduo e seu Comportamento no Trabalho (IICT), e Influência do Relacionamento e da Cultura na AD (IRCAD). Os fatores fornecidos pela análise dos componentes principais formam um panorama que mescla aspectos de cunho gerencial (PAPG e IRCAD), perceptivo (IICT) e processual (RRADE).
dc.description.abstractDestaca-se entre as relações existentes entre esses fatores que entre as variáveis PAPG e IICT e a variável RRADE existe uma correlação negativa, enquanto que valores da variável IRCAD estão associados positivamente a valores do fator mais robusto RRADE. A análise da diferença entre médias indica o preparo gerencial como ponto crucial para a condução da Avaliação de Desempenho (AD).
dc.description.abstractEquação gerada por regressão múltipla mostra que entrevistados de nível superior e aqueles que avaliam mais positivamente as questões do preparo gerencial do impacto da AD sobre o indivíduo e seu comportamento no trabalho, tendem a opinar mais negativamente em relação aos requisitos e resultados de uma AD efetiva. Por outro lado, há uma tendência de que profissionais que avaliam a questão do relacionamento e da cultura mais positivamente e os que têm mais idade percebam a variável RRADE de forma mais favorável.
dc.format.extent24 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherSecretaria do Tesouro Nacional
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 10-2005
dc.subjectGESTION PUBLICA
dc.subjectEVALUACION DEL RENDIMIENTO
dc.subjectEVALUACION DEL PERSONAL
dc.subjectRENDIMIENTO DEL PERSONAL
dc.subjectSISTEMAS DE EVALUACION
dc.subjectFUNCIONARIO PUBLICO
dc.subjectEFECTIVIDAD
dc.subjectADMINISTRACION CENTRAL
dc.titleAvaliação de desempenho no contexto da administração pública federal direta: aspectos determinantes de sua efetividade
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 10
clad.keyMFN37458--37458
clad.key1KEY37458
clad.regionBRASIL
clad.md5d8c75344506bde13e334218ec4ca8ec8


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Except where otherwise noted, this item's license is described as Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int