Show simple item record

dc.contributor.authorAtaíde, Pedro Antonio Bertone
dc.date.accessioned2018-09-02T05:39:45Z
dc.date.available2018-09-02T05:39:45Z
dc.date.issued2005-10
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/3852
dc.description.abstractA avaliação de programas e políticas públicas assumiu papel central no âmbito dos processos de reforma gerencial implementados por diversos países nas duas últimas décadas. A Nova Gestão Pública preconiza que os governos devem orientar suas estruturas e práticas para a obtenção de resultados e, nesse sentido, a avaliação figura como poderosa ferramenta de aferição da efetividade da ação governamental e de identificação das restrições para seu pleno alcance, auxiliando na tomada de decisão sobre redesenho de programas e políticas públicas, correção de rumos em sua implementação e também nas discussões sobre alocação de recursos públicos.
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo identificar e analisar os avanços obtidos e os desafios ainda presentes para que o sistema de avaliação do Plano Plurianual (PPA) e de seus programas se integre ao ciclo de gestão pública federal e ao processo decisório, gerando subsídios para o seu aperfeiçoamento.
dc.description.abstractCom este propósito, realizou-se pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, tendo como referência os princípios da Teoria Institucional e visando, nos termos de Tolbert e Zucker (1998), identificar o estágio de institucionalização em que a avaliação do PPA se encontra e quais os fatores de natureza normativa, metodologia, processual, cultural ou comportamental que impedem ou dificultam a legitimação e institucionalização da avaliação.
dc.description.abstractForam entrevistados dirigentes e técnicos governamentais de órgãos formuladores e clientes das avaliações, bem como de órgãos que são rotineiramente avaliados, além de acadêmicos que pesquisam e atuam na área de avaliação de políticas públicas.
dc.description.abstractO trabalho identifica as principais restrições presentes, sugere algumas iniciativas para o aperfeiçoamento do atual modelo de avaliação e propõe uma agenda de pesquisas complementares, estimulando a necessária continuidade e aprofundamento de estudos sobre o tema.
dc.format.extent26 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherPresidência da República. Casa Civil
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 10-2005
dc.subjectEVALUACION DE PLANES
dc.subjectEVALUACION DE PROGRAMAS
dc.subjectEVALUACION DE RESULTADOS
dc.subjectPROGRAMACION PRESUPUESTARIA
dc.subjectGESTION POR RESULTADOS
dc.titleAnálise das restrições à integração da avaliação do plano plurianual com o ciclo de gestão pública federal brasileiro
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 10
clad.keyMFN37456--37456
clad.key1KEY37456
clad.regionBRASIL
clad.md5ccd2493df756054ceffc83cd5e0cf2a5


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Except where otherwise noted, this item's license is described as Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int