Show simple item record

dc.contributor.authorPassador, Cláudia Souza
dc.contributor.authorPassador, Joao Luiz
dc.date.accessioned2018-09-02T05:37:12Z
dc.date.available2018-09-02T05:37:12Z
dc.date.issued2005-10
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/3663
dc.description.abstractAtualmente é possível encontrar no Brasil formas novas de gestão de políticas públicas e alterações nos processos políticos associados à formulação e implementação das políticas pelas prefeituras e por governos estaduais. Diversas experiências demonstram inclusive que não se trata de propor uma simples transferência de recursos a articulações intermunicipais ou governamentais. No caso brasileiro encontramos um emaranhado de novas configurações políticas e sociais que, de certa forma, caracterizam justamente os impasses trazidos pela era global, ao mesmo tempo em que despertam para "saídas" inovadoras em termos de gestão pública.
dc.description.abstractPor outro lado, quando analisamos estas políticas públicas e as novas formas de gestão estatal, ou de participação da sociedade, e sua interação com o Estado, é importante observar duas grandes correntes de pensamento: a primeira está focada em um grupo de pesquisadores que discutem a administração pública gerencial em que o Estado é o agente das mudanças, que seriam coordenadas por uma tecnocracia "esclarecida". Na segunda, outros pesquisadores vêem na participação popular uma nova forma de radicalização da democracia e que teriam um papel destacado na definição ou redefinição das prioridades políticas sociais.
dc.description.abstractNeste contexto, o objetivo deste artigo é relacionar a discussão acima com as políticas atuais de geração de oportunidades de trabalho e renda no Brasil, permeadas pela conservação dos recursos naturais e ordenamento territorial. O presente trabalho busca, assim, confrontar o cenário conceitual recente sobre o planejamento e gestão de políticas públicas e uma experiência concreta e emblemática implantada em uma cidade média brasileira. Tal projeto envolve uma extensa rede de atores tanto em sentido horizontal de consórcio de organizações sociais, como em sentido vertical com as várias instâncias institucionais de poder do nível federal ao local. Também apresenta a importância do fenômeno da incorporação de práticas sociais inovadoras, tanto na geração e apropriação de valor econômico como no efeito multiplicador de benefícios sociais almejados, dentro da rede envolvida no esforço de desenvolvimento regional.
dc.format.extent24 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherUniversidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Riberão Preto. Departamento de Administração
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 10-2005
dc.subjectPARTICIPACION CIUDADANA
dc.subjectDEMOCRACIA
dc.subjectPOLITICA PUBLICA
dc.subjectGESTION PUBLICA
dc.subjectGOBIERNO LOCAL
dc.subjectRELACIONES ESTADO Y SOCIEDAD
dc.titlePolíticas públicas e a construção da democracia no Brasil: reordenamento do espaço público?
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 10
clad.keyMFN37266--37266
clad.key1KEY37266
clad.regionBRASIL
clad.md57f01eb57d2e91a8c149d6bbee213346c


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Except where otherwise noted, this item's license is described as Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int