Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCosta, Allan Marcelo de Campos
dc.date.accessioned2018-09-02T05:36:48Z
dc.date.available2018-09-02T05:36:48Z
dc.date.issued2005-10
dc.identifier.urihttp://cladista.clad.org//handle/123456789/3633
dc.description.abstractUm dos maiores desafios da gestão pública é assegurar a eficiência e a eficácia na operacionalização e gerenciamento de projetos e programas de governo. O presente trabalho trata deste assunto a partir da experiência do estado do Paraná - Brasil, notadamente de sua Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral, na adoção e utilização de ferramentas eletrônicas de gerenciamento de projetos.
dc.description.abstractTais ferramentas, criadas a partir da necessidade dos gestores públicos e totalmente desenvolvidas a partir de plataformas abertas e softwares livres, permitem o gerenciamento técnico e político dos programas e projetos, contribuindo não só para o seu gerenciamento, mas também para a visibilidade e transparência da gestão pública. Ainda, são abordados os aspectos relacionados à resistência à mudança provocada por processos desta natureza. Esta resistência se manifesta a partir da percepção de que ferramentas eletrônicas de gerenciamento de projetos, ao mesmo tempo em que facilitam e tornam mais eficaz o processo de gestão, podem constituir uma ameaça e um instrumento de vigilância do trabalho dos profissionais envolvidos. A quebra desta resistência e a aceitação das ferramentas por parte dos seres humanos envolvidos no processo é fator primordial para o sucesso de iniciativas desta natureza, razão são também abordados temas relevantes acerca da experiência bem sucedida do estado do Paraná na superação deste problema.
dc.description.abstractAo final, conclui-se que efetivamente, práticas desta natureza contribuem de forma efetiva para a melhoria da gestão no serviço público trazendo ainda como benefício indireto o aumento da visibilidade para os governantes em exercício e uma maior transparência para a sociedade, entretanto, a experiência descrita evidencia a importância do envolvimento das pessoas e da identificação prévia dos pontos de resistência como forma de maximizar a probabilidade de sucesso e o potencial de retorno em processos de adoção de ferramentas eletrônicas de gerenciamento de projetos no âmbito do setor público.
dc.format.extent11 p.
dc.languagePortugués
dc.publisherGoverno do Estado de Paraná. Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral
dc.rightsCreative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCONGRESO CLAD 10-2005
dc.subjectADMINISTRACION ELECTRONICA
dc.subjectGESTION POR RESULTADOS
dc.subjectESTUDIO DE CASOS
dc.titleE-gov: gestão pública orientada para resultados com base em ferramentas eletrônicas de gestão e monitoramento de projetos
dc.typearticle
clad.congressCongreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 10
clad.keyMFN37236--37236
clad.key1KEY37236
clad.regionBRASIL
clad.md5891a3b60122b6b18449619c92d6327a6


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Creative Commons BY-SA-NC 4.0 Int